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28.6.16

Dinheiro

      Em 4D&T não existe uma regra definida para utilização de dinheiro em campanha, muito menos uma tabela de itens para serem adquiridos. Até porque, o próprio livro diz que Defensores "não têm onde cair morto".

      Mas para aqueles que gostam de utilizar esse elemento para tornar a aventura mais realista e difícil, segue uma regra prática que pode te livrar de horas de trabalho para criar uma tabela de preços, e que também será usada como regra padrão para as demais postagens aqui no blog.

      Este é o Bônus de Dinheiro! Equivalente a tudo de valor que o personagem tem, como moedas de ouro, cédulas de dinheiro, ações, obras de arte, investimentos, imóveis, veículos, empreendimentos, empresas, terrenos e etc. Tudo isso é resumido em uma variável testável, que aumenta e diminiu conforme sua utilização e talentos.

      A regra do livro diz que um Defensor tem acesso a 1 arma ou armadura que saiba utilizar por nível, 1 arma e armadura que saiba usar no 1° nível e escudo opcionalmente, mas deve saber usá-lo. Agora, além disso, inicialmente, todo personagem, seja Defensor ou Comum, inicia a campanha com 1D Bônus de Dinheiro. Ele pode simplesmente guardar esse valor para começar o jogo ou negociar com o Mestre alguns itens especiais em troca de -1 ou mais Bônus de Dinheiro ou Pontos de Ação APENAS no inicio da campanha.

Como por exemplo:
Kit Aventureiro Básico = 1BdD ou 1PA
Kit Aventureiro Médio = 2BdD ou 2PA
Kit Aventureiro Avançado = 3BdD ou 3PA
Equipamento +1 em perícia = 1BdD ou 1PA
Equipamento +2 em perícia = 2BdD ou 2PA
Arma Extra = 1BdD ou 1PA
Veículo comum = 1 ou 2BdD
Veículo OU Mecha, de combate e pessoal = 3BdD
Observação: Um acordo entre Mestre e Jogador é o que dirá o que acompanha o Kit Aventuresco.

Comprando
      Sempre que desejar comprar alguma coisa, o Mestre deve definir um local/momento ideial para a busca, negociação ou ligações pelo que é desejado, pois não é possível negociar um novo equipamento durante uma batalha, em que deve despejar toda sua atenção, a não ser que você seja escala Kiodai ou Kami lutando contra um oponente Ningen, talvez. Para finalizar a compra, realize um teste de Bônus de Dinheiro, jogando os 4D e somando seu BdD atual. Em caso de falha, nada acontece e só poderá tentar adquirir um novo equipamento após 12 horas. Em caso de sucesso, gaste o tempo e BdD mencionados a seguir.

- Item Simples = CD 10 a 14, Custo -1BdD, Tempo para comprar: 30 minutos. Exemplos: estadia e/ou comida média, aluguel de veículo pessoal Ningen, objeto +1 em perícia.
- Item Médio = CD 15 a 20, Custo -2BdD, Tempo para comprar: 2 horas. Exemplos: estadia e/ou comida luxuosa, compra de veículo pessoal Ningen, aluguel de veículo comum Ningen, objeto +2 em perícia.
- Item Avançado = CD 21 a 25, Custo: -4BdD, Tempo para comprar: 6 horas. Exemplos: estadia e/ou comida simples e sigilosa, compra de veículo comum Ningen, objeto +3 em perícia ou objeto com Talento.
- Item Extraodinário = CD 35 a 40, Custo: -8BdD, Tempo para comprar: 1 dia. Exemplos: estadia e/ou comida média e sigilosa, compra de veículo comum Ningen implementado, objeto +4 em perícia ou objeto com Talento e +1 em perícia.

Observação: O tempo descrito acima corresponde a uma compra/negociação cara a cara, boca a boca. Caso faça seu pedido via internet ou telefone, o tempo dobra; por carta/telegrama, triplica.
Observação: O Mestre pode criar novos níveis, novas dificuldades e novas possibilidades de compra se desejar, mas claro, seguindo a linha de raciocínio da listagem acima.

      Essa negociação também pode acontecer em jogo, com testes de Diplomacia, Blefar e ou apenas interpretação. Essa é uma forma mais divertida e também a mais comum de se comprar algo em jogos de RPG, mas também pode consulmir bastante tempo hábil de jogo; porém pode ser um método mais vantajaso, o custo de BdD pode ser menor e um teste de dinheiro pode não ser necessário. Logo, toda alteração de compra, como as descritas a seguir, devem ser ligadas a uma interpretação ou gesto, como um telefonema, um e-mail, aviso, sinal de rádio ou de fumaça; tanto Mestre quanto jogador devem realizar tais interpretações para concretizar ações de compra e recebimento.
      Vale lembrar que quando um Personagem deseja comprar algo e precise gastar o tempo necessário, ele ficará inativo no jogo. Ou seja, se eu quero gastar 2 horas para comprar uma moto e meus amigos estiverem no meio de um combate decisivo, eu não posso simplesmente abandonar a compra sem estar ciente da situação. Caso queira abortar uma compra, perderá metade do BdD que iria perder, não receberá o item e só poderá comprar algo novamente após 24 horas.
      Na tabela, o tempo de recebimento da mercadoria já está pechinchado, o Mestre pode duplicar ou triplicar esse tempo caso exista uma escassez de produtos ou dificuldades diversas no local onde o personagem realizou a compra. Porém, é possível gastar 1 Ponto de Ação para acelerar a compra e recebê-la em metade do tempo previsto, e gastando 3PA você pode receber a compra a qualquer momento, mesmo naquele momento em que você estava lutando contra o inimigo cuja arma comprada é especial para derrotá-lo; provavelmente um helicoptero jogará uma caixa no meio do campo de batalha ou algo mais estranho possível.

Recebendo
      Durante uma aventura, normalmente os jogadores recebem alguma recompensa por completar missões, encontram bugigangas valiosas durante suas viagens ou derrubam de monstros que derrotaram durante algum combate. O Mestre não dirá que você recebeu tantos dólares, reais ou moedas de prata, ele simplesmente dirá que recebeu um acréscimo em seu Bônus de Dinheiro. Segue uma base de quanto seria uma recompensa justa em Bônus de Dinheiro de acordo com a dificuldade da aventura ou da empreitada.
Recompensa Pequena = +1 ou +2
Recompensa Média = +3 a +5
Recompensa Grande = +6 a +8
Recompensa Extraordinária = +9 a +12
Além disso, a cada sessão, você pode gastar 1PA para adquirir 1D-4 Bônus de Dinheiro extra.
Provavelmente você deu sorte e no meio de sua viagem encontrou alguma carteira com dinheiro.

Observação: 10 inimigos pobres derrotados concedem +1 em Bônus de Dinheiro, estes são objetos de pouco valor, como roupas de couro, moedas, pequenas pedras preciosas e equipamentos velhos, caso o Mestre queira ele pode específicar isso como um único item de muito valor ou algum equipamento/artefato especial que pode ser usado em campanha pelos personagens.

Dica: Use essa regra juntamente à sessão de equipamentos do RPG Ação!!! Suas regras são bastante compatíveis com 4D&T. Consulte as tabelas e descrições dos itens apenas para definir a dificuldade de compra, de acordo com as restrições, e regras especificas de utilização. Para as armas, aguarde nova matéria.

Seja Sensato: Os personagens podem sim ter altíssimos valores em Bônus de Dinheiro, mas os proíba de comprar certas coisas que possam desequilibrar o jogo, como um equipamento que emule magias poderosas de 5° nível ou maior, que acrescente +10 em bônus de perícias ou que anulem Defeitos permanentemente, em exemplos. Você Mestre pode até permitir, mas ofereça algo temporário ou peça quantias exorbitantes de Bônus de Dinheiro, o jogador logo saberá que isso não é permitido.

Coisas baratas: Existem coisas possíveis de se obter que mesmo gastando muito com elas, não lhe fará perder Bônus de Dinheiro, como comida simples, assinatura de revista ou TV mensal e coisas do tipo. O Bônus de Dinheiro só pode ser debitado quando a coisa adquirida possuir um valor considerável, que pode fazer alguém ficar pobre caso consuma isso com frequência.

Emprego: A maioria dos Defensores possuem empregos comuns quando não estão salvando Novva Tokyo, por conta disso, eles possuem um salário fixo, algum dinheiro guardado e bens já adquiridos. Considere que alguém empregado receba +2 BdD mensalmente por grupo de Perícia possuído, pois quanto mais versátil o empregado, mais ele tende a ganhar, e também receberá +1 BdD caso seja especialista em sua área. Ser um especialista em área quer dizer possuir talentos que aumentem seu bônus de teste na perícia Profissão, que corresponde ao seu emprego e especialidade.
Além disso, também no início da campanha, o personagem terá bens adquiridos em valor de BdD igual ao quintuplo de seu salário mensal. Ou seja, alguém que recebe +3 BdD por mês, possui +15 BdD em bens, que pode corresponder a um carro e uma casa. Bens adquiridos não podem oferecer benefícios que simulem talentos, Escalas ou qualquer outra coisa, e veículos adquiridos dessa forma não possuem ataques e talentos de combate, sempre serão Ningen; Mecha nem pensar.

Exemplo: Thrron Raider possui Bônus de Dinheiro +3, após completar uma missão de reconhecimento de território em outro planeta, uma organização secreta lhe recompensou com +5 em Bônus de Dinheiro, devido os dados recolhidos e sigilo da missão. Agora ele deseja comprar uma Armadura Completa para si, pois teve muita dificuldade em algumas batalhas nessa missão. Seu Mestre define que ele precisa passar em teste de dinheiro CD23, ele lança os 4D e obtém um 16; somando seu Bônus de Dinheiro +8 atual, ele consegue um total de 24, o suficiente para passar no teste. Tron passa 6 horas viajando e negociando com vendedores de utilidades raras e consegue sua nova armadura, porém, sendo um Item Avançado, ele perde +4 Bônus de Dinheiro, ficando agora com +4; ele rola 12 em 4D e decide gastar +1 BdD para passar a noite em uma pousada 4 estrelas, afinal, viajar para outro planeta e passar 6 horas procurando e negociando... Não há quem aguente!

Considerações Finais
      As regras aqui descritas são simples e genéricas para o cenário atual de Novva Tokyo, caso utilize em outros cenários ou outras atmosferas mesmo em Novva Tokyo, tudo pode ser alterado. Como o barateamento das coisas, o tempo de entrega ou as possibilidades de bens adquiridos com o BdD de seu emprego, que poderá também corresponder a um Mecha ou uma moto armada; caso isso for possível para a situação atual do cenário de campanha.

BÔNUS: Talentos Extras!!!

Lucros e Dividendos
Você possui algumas ações que lhe gera grana ou você já faz favores e muitas pessoas lhe devem dinheiro.
Pré-requisitos: -
Benefícios: Ao fim de cada sessão faça um teste de Dinheiro CD16, em caso de sucesso você recebe +1 BdD extra, em caso de falha não recebe nada.

Rico
Você possui muito dinheiro guardado, recebeu alguma herança ou ganhou na loteria.
Pré-requisitos: -
Benefícios: Você inicia o jogo com +10 Bônus de Dinheiro extra. E toda vez que subir um nível, receba +1 BdD.
Nota: Este talento só pode ser adquirido no 1° nível.

Pobre
Você nunca teve um tostão no bolso, a não ser pelo barracão onde mora e as roupas que veste; e sempre que tem dinheiro, perde.
Pré-requisitos: -
Malefícios: Você não recebe nenhum Bônus de Dinheiro inicial, mesmo que tire 6 no 1D. E toda vez que subir um nível, perde -1 BdD.
Nota: Este Defeito só pode ser adquirido no 1° nível.

Dividas Eternas
Você deve metade da população do planeta, sempre que recebe dinheiro alguma parte some para pagar essas dividas.
Pré-requisitos: -
Malefícios: Sempre que receber alguma Recompensa, retire -1BdD de seu total. Note que existem vários tipos de Recompensa, a que recebe no fim de uma missão, a que ganha por vender espólios de guerra, a que encontra no caminho ou a que recebe por gasto de PA... De cada uma delas irá retirar -1BdD. Realmente você deve muita gente!

Desempregado
Você é um Defensor pobre, provavelmente fez voto de pobreza e ajuda Tokyo sem pedir nada em troca.
Pré-requisitos: -
Malefícios: Não recebe os efeitos das regras Emprego e Coisas baratas.

EDITADO
- Correção de texto;
- Equipamentos retirados da sessão de compra;
- Novo Defeito: Desempregado.