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6.2.18

Horda Grunt

      Quase sempre, o Vilão Final envia seus Generais e/ou Monstros acompanhados de dezenas, as vezes até centenas ou milhares de soldados Grunts. Tanto para o Mestre, que precisaria controlar as estatísticas de legiões e realizar incontáveis rolagens, quanto para os Jogadores, que ficariam presos em rolagens infinitas e massantes, uma luta dos Jogadores contra exércitos de Grunts é algo que deixa de ser cinematográfico para ser algo extremamente chato.

      Porém, qual o Jogador que não imagina seu personagem derrotando dezenas de Grunts com um ou dois golpes? Para isso, as regras de Hordas são bastante válidas. Nela, existirá apenas uma ficha para um grupo de Grunts, tornando as rolagens de um combate mais dinâmicas, o que abrirá espaço para cenas heróicas em diversos angulos.

      Para todos os efeitos, uma Horda é um tipo de criatura que usa como base a ficha da criatura em questão, neste caso, os Grunts. Vejamos...

Servos da Iamanga. De Madan Senki Ryukendo.


Soldado Grunt Típico: 1 DV (4 PVs); Iniciativa +1; CA 11 (+1 Destreza); Ataques/Dano: arma +3 (Média, corpo-a-corpo, dano 1D+1 corte); For 13 (+1), Des 12 (+1), Cons 10, Int 6 (–2), Sab 6 (–2), Car 6 (–2); Fort +0, Ref +1, Vont –2; Talento: Foco em Arma.

      Inicialmente podemos considerar que uma Horda seja uma criatura com um nível de Escala de Poder superior a da criatura base conforme o número de indivíduos envolvidos. Ou seja, uma Horda de 10 Grunts seria um Grunt Sugoi, enquanto uma Horda de 100 Grunts seria um Grunt Kiodai e assim por diante, porém, as regras de Escala de Poder para uma Horda é completamente diferente.

- Alcance: O multiplicador da Escala também irá alterar a extensão e cobertura de terreno das criaturas.
Sugoi = 15m²
Kiodai = 150m²
Kami = 1,5km²
Obs: Esse é um padrão para criaturas Médias, de 1,2m até 2,4m de altura, vá alterando o alcance conforme o tamanho dos indivíduos e da Escala da Horda pretendida.

- Organismo Vivo: A Horda é uma única criatura, constituída por vários indivíduos espaçados, logo é possível invadir seu espaço e acabar cercado pelas criaturas. Dessa forma, qualquer inimigo dentro da área de cobertura da Horda será considerado um inimigo Flanqueado/Supreso, a não ser que tenha talentos que anulem isso.

- Ataque de Horda: Quando um alvo está envolvido pela Horda ela pode utilizar o máximo de indivíduos possíveis para realizar ataques simultâneos, com essa manobra, a Horda terá um acerto automático e causará dano de sua arma em um tamanho maior. Ou seja, uma Horda Grunt que lute com uma espada Média causará dano como uma espada Grande em um Ataque de Horda.

- Um Por Todos e Todos Por Um: Os indivíduos da horda são imunes a danos decisivos - pois o dano é dividido entre os membros -, Flanquear, Surpresa e ataques especiais ou magias que afetem um único indivíduo. Embora percam o direito a um teste de Resistência ao ser alvo de um ataque em área (recebendo o dano total), também possuem Esquiva Sobrenatural e Aprimorada como Talento Natural. Além disso recebem um bônus de +5 em CA e Resistências por nível de Escala. Dentro da horda, quando um individuo vê que seu aliado será vitima de um ataque, ele pode avisá-lo ou mesmo tirá-lo da rota, diminuindo riscos e danos.

- Todos Por Um e Um Por Todos: A Horda também recebe um bônus de Ataque Total igual ao multiplicador da Escala atual; +10 Sugoi, +100 Kiodai e +1000 Kami. Além disso, a Horda causa +1D pontos de dano extra a cada 10 pontos de ataque acima da CA do alvo, após a rolagem de ataque. Ou seja, uma Horda com ataque +15 rola um 17, conseguindo um 32 no final, atinge um alvo com CA 22, existem exatos 10 pontos de diferença entre o ataque obtido e a CA, e essa diferença concede +1D na jogada de dano na Horda. Isso tudo pois realizam ataques sincronizados e em diversos angulos, aproveitando a brecha deixada pelo oponente ao perceber que é alvo de um ataque.
Lembrando que pela Escala, a Horda multiplica seu Modificador de Força pelo modificador da Escala para causar dano.

- Durabilidade: Diferente da regra real para Escala de Poder, onde o dano recebido deve ser dividido pelo multiplicador da Escala, para uma Horda, seu número de indivíduos indica quantos Pontos de Vida tem, assim, o multiplicador da Escala irá multiplicar os PVs totais da criatura base. Porém, uma Horda sempre terá apenas metade dos PVs por DV.

- Peculiaridades: Hordas de criaturas especiais também conservam as habilidades totais, como vôo para uma horda de pássaros, nadar para criaturas anfíbias, ataques de fogo para criaturas flamejantes e etc. O mesmo vale para talentos e habilidades raciais.

Com certeza uma Horda Kiodai. Dos quadrinhos de Mighty Morphin Power Rangers, da BOOM! Studios.


      Assim, as estatísticas do Grunt acima, alteradas para o modelo de Horda ficariam da seguinte forma:

Horda Grunt Sugoi: 1 DV (30 PVs); Iniciativa +1; CA 16 (+1 Destreza, +5 Escala); Ataques/Dano: arma +13 (Média, corpo-a-corpo, dano 1D+10 corte), ataque de horda (Média, corpo-a-corpo, dano 2D+10 corte); For 13 (+1), Des 12 (+1), Cons 10, Int 6 (–2), Sab 6 (–2), Car 6 (–2); Fort +5, Ref +6, Vont +3; Talento: Foco em Arma, Qualidades de Horda (racial).

      Uma Horda como essa compreende uns 8 a 12 indivíduos numa área de até 15m², o suficiente pra deixar os Defensores ocupados por algumas rodadas... Ou até o General chegar no campo de batalha para invocar o Monstro da Semana!

E Horda Ranger? Será que vale? Rs!
Episódio especial de Power Rangers Mega Force.