Páginas

10.6.20

Interpretando Talentos e Defeitos

      Já fizemos um post aqui no blog com novos Defeitos, abrangendo as opções dos seus Defensores, podendo incluir novos elementos em seu background, que com certeza podem afetar o comportamento do Personagem durante o jogo, em consequência... A interpretação do Personagem!

      Ainda assim, em sua versão "vanilla" - como diz meu amigo Ryuri - ele é um jogo que não se ampara em nenhuma mecânica que auxilia a interpretação do Personagem, como Tendencia/Alinhamento na maioria dos jogos D20. Embora isso tenha ingressado no Manual da Magia e auxiliado um pouco nesse quesito...

      Mas esquece-se que muitos Talentos e Defeitos de 4D&T não agem diretamente em combate, eles representam poderes especiais ou habilidades adquiridas em sua vida. E isso pode, e muito, ajudar na construção do Defensor e no modo de interpretá-lo. Dessa forma...

      Primeiro que, 4D&T é um jogo sobre heróis, sobre pessoas altruístas que arriscam tudo que tem pelo bem das pessoas, do lugar onde vive ou no mínimo para não permitir que não exista ninguém mais forte que ele próprio. Então, criar um Defensor que cace Defensores, ou que atrapalhe suas missões está fora de cogitação. Se você quer ser um Vilão, esse jogo não é para você.

      Depois, vamos aos Talentos e Defeitos. Josh é o Defensor Ventania... E um atleta, velocista e usa suas habilidades para sair a noite e acabar com o crime local e eventuais monstros que aparecem pelo seu bairro. Ele possui os Talentos Arena (seu bairro), Combate com Duas Armas e Iniciativa Aprimorada. Junto dos Defeitos Apaixonado e Glutão.
      Então aqui temos alguém que ama seu bairro e uma pessoa especial que mora nele, provavelmente suas saídas a noite seja até para encontrar esse alguém, não só para proteger a cidade. Ele é bem rápido em combate, consegue dar golpes consecutivos e quase sempre age primeiro que seus inimigos, isso o torna alguém bastante confiante de suas habilidades, já que isso é uma boa vantagem em combate. Por fim, para manter toda esse celeridade, ele come bastante. Está sempre mastigando algo e com muitas barrinhas de cereal na pochete, que faz parte do seu traje de Defensor.

E também é bem excêntrico...

      Como pode-se ver, de forma simples, construímos um Defensor bastante peculiar e motivado. E também com uma boa carga dramática e falha para explorar em jogo, seu amor e sua auto-confiança exagerada. Muita carta na manga para ótimas interpretações e viradas históricas durante uma campanha.

      Mas não paramos por aqui! Para finalizar, vou listar aqui 2 Talentos e 2 Defeitos bastante adquiridos em jogos 4D&T, que podem facilmente requerer uma mudança interpretativa no Defensor, mas não são levados em consideração.

Bola de Energia
      Tratado apenas como uma arma secundária, muitos Jogadores esquecem do potencial deste Talento. Ele claramente representa o uso de energia em batalha, como em Dragon Ball ou Street Fighter, por exemplo, mas por conta de seu dano ínfimo, que pode ser ignorado com um teste ou considerado menos eficaz que um golpe armado, ele não recebe o valor que merece.
      Você pode considerar que sua Bola de Energia é uma técnica de família, passada de geração em geração, com formas secretas e especiais que você ainda não domina. Em níveis avançados você pode causar 3D de dano com a Bola de Energia e usá-la como ação de ataque, logo, pode ser combinada com todas as formas de "Mais Ataques por Rodada" (Manual 4D&T, pg65). Agora imagine... 4 ataques, que irão ignorar Armadura e Escudo na CA do oponente, cada um causando 3D + seu Maior Modificador de dano, e caso gaste 1PA, esse dano aumenta para 5D... POR ATAQUE!!!
      Se este poder não te faz querer interpretar um Artista Marcial que ama e protege o legado de sua arte acima de tudo, eu não sei o que mais pode.

Gastou 1PA com certeza!

Sensei
      Muito mais do que receber um benefício diário, seu Sensei pode existir em jogo, aparecendo de vez em quando, até em sonhos, para lhe dar conselhos. O que mais vejo de falho na aquisição deste Talento, é esperar que o Mestre construa esse professor, quando na verdade isso seria muito melhor trabalhado se o próprio Jogador o fizesse. Melhor ainda seria se o próprio Jogador narrasse a aquisição desse conselho, dizendo como foi essa lembrança, esse aparecimento, o que ele disse e o que ele ensinou, afinal, o benefício escolhido só pode ser 1 de 3... Então, essa interação e interpretação do Sensei não afetará muito a trama geral, apenas a do Defensor.
      Será que foi ele também que lhe ensinou seu valores como Defensor? Será que foi ele quem lhe ensinou a lutar? Ou será que ele é apenas um velho vendedor de sorvetes muito sábio e com um passado desconhecido? Não esqueça que criar o histórico do Defensor e muito do que o cerca, é papel do próprio Jogador, não do Mestre! E é com esses elementos que ele poderá criar uma história que lhe cative, assim você participa da criação do mundo do jogo de forma ativa, não só esperando que o Mestre crie algo de interessante.

Sensei = Tiozinho que te derruba num golpe só!

Código de Honra do Combate
      Este é um dos Defetos que mais gosto de interpretar, pois aparece muito nas mídias audiovisuais e poucos entendem sua existência em cena.
      Além de representar alguém que preza a justiça em combate - que também pode se estender para a vida -, ele diz de alguém que não vai agir quando não tem necessidade, pois não é certo ele interferir em assuntos alheios quando vê que a outra parte pode cuidar disso sozinho ou quando sua ajuda não é solicitada.
      Eu sou muito fã de espadachins e samurai, por isso, quando compro esse Defeito, digo que ele segue o caminho da espada, e que ele precisa enfrentar oponentes poderosos em pé de igualdade para testar suas habilidades. E isso vai de encontro com as limitações do Defeito, não usar poderes maiores que o necessário e nem atacar alvos em desvantagens. Ele vai aceitar 1x1 contra indivíduos fortes normalmente, mas vai adorar enfrentar vários Grunts de uma só vez, pois só assim eles estarão em igualdade contra o detentor deste Defeito.
      Por fim, como em Dragon Ball, este Defeito faz você sempre querer testar seu alvo, usando seus ataques mais fracos para ver como ele se sai, e depois ir aumentando o nível, no final destruindo metade do continente numa luta.

Tempos depois... Nada justo esses dois lutarem!

Hentai
      Um Defeito bastante polemico (tanto quanto mamilos!), a começar pela comparação de sua descrição para com sua aparição em animes.
      Nos animes vemos homens sem vergonha e babacas fazendo coisas indizíveis com as mulheres... Apertando seus seios em público, levantando suas roupas... Eu como Mestre, não permito esse tipo de comportamento de um Jogador/Defensor em mesa. Tolero o máximo que está escrito no Defeito, "passar uma cantada vulgar", e tendo o Defeito, o Jogador já deve estar ciente de que irá levar paulada fazendo isso.
      Então, não vejo problemas em adquirir esse Defeito, desde que as mulheres Jogadoras e Personagens aceitem esse tipo de cena enquanto jogam, do contrário, seja sensato e não pegue isso. E se pegar, limite-se a PASSAR CANTADAS e não PASSAR A MÃO. Será chato para quem joga e para o Mestre.

Monge safado só em anime mesmo...

      Acho que acabei! Então é isso aí, Defensores... Continuem defendendo Tokyo! Henshin!