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30.12.20

O Início da Vingança! - Aventura para 4D&T

Está é uma aventura para o jogo Defensores de Tóquio – 4° Edição. Para jogá-la você precisa do Manual 4D&T (versão do diretor) e do Manual da Magia 4D&T, além de ter conhecimento mínimo do sistema- conhecer jogos d20 em geral já ajuda. Planejada para até 4 Defensores de 2° Nível, esta propõe-se a ser uma one-shot, ou aventura de uma tarde, porém, se quiser, pode colocar mais Defensores na campanha e usar o texto “Anteriormente...”  como uma aventura separada para Defensores de 1° Nível. Ao final dela, além das fichas dos inimigos a serem enfrentados e NPCs importantes, estão as fichas de 5 Defensores de 2° Nível... Fique livre para fazer as alterações que desejar na aventura e nas fichas. Henshin! E continuem defendendo Tóquio!

((( Mestre, essa é uma aventura baseada em séries Tokusatsu e Super Sentai – e sua contraparte ocidental, Power Rangers. Exagere nas explosões, nas frases de efeito e poses heroicas. Mas não esqueça do principal... Séries desse tipo também são sobre a diversidade humana, seus conflitos com o mundo, com os outros e consigo mesmo, e como resolvê-los. Antes de começar o jogo, diga isso aos Jogadores, que essa é a proposta do jogo e que todos esses pontos serão explorados. Quando o Jogador compra a ideia do jogo, tudo melhora. )))

Anteriormente em Defensores de Novva Tokyo...

Um grupo de jovens curte um dia de trabalho, de folga, de bobeira ou de estudos; cada qual em sua zona de conforto e sem conhecer um ao outro. Eles apresentam certa ansiedade por algo maior... Talvez o futuro, resolver um problema ou sentem-se predestinados a algo grande. Talvez o destino tenha lhes reservado alguma coisa!

Quando menos esperam, a cidade está sendo invadida por Monstros e Grunts. Onde os Defensores estão, o perigo é eminente, pessoas correm perigo, malfeitores destroem edifícios e saqueiam valores, estes jovens são os únicos capazes de mudar isso... Ajudam as pessoas, evacuando a área - e socam alguns inimigos com armas improvisadas ou sua excelência em Artes Marciais. Envolvidos por um ímpeto de coragem e altruísmo, eles despertam sua verdadeira força e recebem os poderes necessários para acabar com aquele ataque.

Depois de tudo, seu novo Sensei lhes explica tudo... A origem de seus poderes, como funcionam e o que precisam fazer a partir de agora. Por hora, os jovens passam a se conhecer melhor e ficam empolgados em salvar Tóquio e ajudar o mundo. Mas a jornada dos Defensores ainda é um mistério.

Hoje em Defensores de Novva Tokyo...
O início da vingança! 

Cena 1 – Entendendo tudo direito...

- Cada Personagem deve estar em sua “zona de conforto”, fazendo o que faz quando não é um Defensor. Traba


lhando, curtindo ou resolvendo problemas pessoais – a última opção é a melhor e mais divertida – quando seu comunicador toca. Opcionalmente, se os Jogadores solicitarem, eles podem estar juntos fazendo alguma coisa...

- O Sensei lhes chama para uma sessão de treinamento – se os Jogadores tiverem a ideia de treinar sozinhos ficaram bem bravos agora, rs – e pega pesado... São 4 Grunts para cada Defensor – e se ainda tiver tempo, coloque um Monstro 1DV para cada um deles.

- Com embates duros e lições fervorosas. Sentimentos à tona, o Sensei acaba dizendo:

“Vocês agora são Defensores... São o Bushido Sentai Godaiger! E precisam agir como tal! Vocês têm uma grande tarefa em suas mãos... Mas precisam decidir se irão proteger aquilo que amam ou irão encarar isso como um fardo, e preferir passar adiante...”

- Hora dos Defensores ficarem reflexivos e até conversarem sobre a lição do Sensei. Mas antes que tudo volte ao normal, um Monstro surge.

Cena 2 – Sentimentos a prova...

- No centro da cidade, um Monstro aparece. Humanoide, com duas máscaras... Uma representando um sorriso e outra uma cara triste. Ele é forte e sozinho consegue dar cabo de todos os Defensores, com frases de efeito envolvendo a força dos sentimentos e a incapacidade de decisão dos Defensores... Depois dessa surra, invoca 4 Grunts para cada Defensor e começa a colocar seu plano em ação.

- Ele escala a Torre de Tóquio, aparentemente colocando algum dispositivo (Observar CD25). Depois, o Monstro some e leva seus Grunts restantes.

- O Sensei pede a retirada dos Defensores e os instiga a pensar sobre o que o Monstro disse e como derrota-lo. Pensando direito, percebem que ter sentimentos confusos fortalece o Monstro, eles precisam tomar uma decisão sobre ser um Defensor ou não e então enfrentar o Monstro.

- É até válido que cada Defensor saia em uma jornada pessoal - ou em conjunto, com um ajudando a resolver o problema do outro. Se isso acontecer, situações inusitadas podem ser geradas, e com testes de Observar CD30 os Defensores podem notar as pessoas ao redor agindo de forma estranha, com sentimentos aflorados.

((( Mestre, essa parte é difícil. Use bastante o Sensei para dar dicas aos Defensores... Assim os Jogadores podem chegar a conclusão desse problema. Também, se achar necessário, peça que façam testes de Inteligência CD10 para interligar pontos, entre a força do Monstro, seu discurso e o estado atual dos Defensores. Mas, se seu grupo não precisar de dicas e pensarem em algo rápido, abrace a ideia e siga em frente, porém... A única fraqueza do Monstro é exclusivamente a indecisão dos Defensores, mesmo que vençam com estratégia de combate, esses problemas podem ser explorados posteriormente, e quem sabe com um coice maior. ))

- Depois da jornada pessoal e de pensar em como derrotar o Monstro, os Defensores recebem um novo alerta de Monstro na cidade.

Cena 3 – Passando a história a limpo...

- Chegando na cena da batalha, se não perceberam anteriormente, agora os Defensores vêm as pessoas agindo como muita euforia, seja de forma triste, feliz ou raivosa. Todos os sentimentos estão à flor da pele! Pessoas choram por motivos bobos, brigam por tolices ou se divertem de forma assombrosa. E enquanto isso, o Monstro ri.

- Ele invoca seus Grunts e aciona um dispositivo. A energia de sentimentos tristes e felizes são sugadas para um recipiente, enquanto a energia da raiva é revertida num alvo... Os Defensores. Eles agora serão atacados por Grunts e pessoas comuns controladas.

- De um lado o Monstro, do outro os Grunts e de mais um as pessoas. Os Defensores precisam bolar uma estratégia para derrotar os inimigos e salvar as pessoas sem feri-las. Serão 4 Grunts por Defensor, 2 Cidadãos Típicos por Defensor e o Monstro.

((( Mestre, se os objetivos dessa contenda não ficarem claros, use o Sensei para dar dicas e alertas. Se ainda assim o combate ficar acirrado, ajude-os com Magias do Sensei – ele é um Conjurador Intuitivo 10° - ou crie um novo Defensor para ajudar-lhes, afinal, todo Sentai precisa de um membro extra... E se ele chegar num momento de desespero, melhor ainda. )))

- Vencendo o combate e salvando as pessoas, os Defensores podem chegar a conclusão da questão inicial do Sensei. Devem aceitar o manto do Defensor ou passa-lo para alguém mais capacitado? Se desde o começo do jogo essa questão não foi entendida pelas Jogadores, não tem problema, fica pra próxima!

((( Mestre, não sinta-se frustrado se a questão das decisões dos Defensores não foi o auge de seu jogo. Alguns Jogadores gostam apenas de pensam em combates e rolar dados, se esse for o caso, exagere no treinamento ou com NPCs tentando futricar suas vidas... Por mais que combates sejam divertidos, situações inusitadas sempre elevam o clima do jogo! )))

Nos próximos episódios de Defensores de Novva Tokyo...
- Qual o próximo Monstro a atacar Tóquio?
- Qual o motivo desses ataques?
- Quem são os verdadeiros inimigos?
- Quais novos poderes os Defensores despertarão?
- Qual o verdadeiro nome do Sensei? E quais mais segredos ele guarda?
- Os Defensores irão até o fim com isso? Seus problemas pessoais atrapalharão tudo? Quais segredos e problemas eles guardam?

 Fichas dos Inimigos

- Grunts (Manual 4D&T, pg 92).

- Cidadão Típico (Manual 4D&T, pg 88).

- Monstro 1DV #1 (Forte)
Monstro 1
1 DV (9PVs)
CA 15 (+2 Des, +1 DV, +2 Natural)
Ataques/Dano
- Pancada +6 (dano 3D+5 esmagamento)
- Detonador +3 (dano 2D fogo)
Habilidades: F20, D14, C16, I10, S12, C10
Resistências: Fort +5, Refl +2, Vont +1
BBA +1
Talentos
- Armadura Natural
Defeitos
- Incomunicável
Poder Único: Golpeador Extra (+6, 2D+5 esmagamento, Alcance) 

- Monstro 1DV #2 (Resistente)
Monstro 1
1 DV (11 PVs)
CA 24 (+2 Des, +1 DV, +2 Natural, +8 Poder, +1 Arma)
Ataques/Dano
- Pancada Dupla +4 (dano 2D+3 esmagamento, Defensora)
- Panda Única +4 (dano 1D+3 esmagamento, Critico Triplicado)
Habilidades: F16, D14, C20, I10, S12, C10
Resistências: Fort +7, Refl +2, Vont+1
BBA +1
Talentos
- Armadura Natural
Defeitos
- Incomunicável
Poder Único: Armadura Ampliada (+8 CA) 

- Monstro 1DV #3 (Rápido)
Monstro 1
1 DV (8 PVs)
CA 18 (+5 Des, +1 DV, +2 Natural)
Ataques/Dano
- Discos +6 (dano 1D+3 perfuração, Ameaçador)
- Super Discos +6 (dano 2D+3 perfuração, Critico Triplicado)
Habilidades: F16, D20, C14, I10, S12, C10
Resistências: Fort +4, Refl +5, Vont +1
BBA +1
Talentos
- Armadura Natural
Defeitos
- Incomunicável
Poder Único: Multi-ataques (+3, dano 1D+3 esmagamento) 

- Monstro da Semana: Fellingtron
Monstro 5
5 DVs (55 PVs)
CA 20 (+2 Des, +5 DVs, +1 Arma, +2 Natural)
Ataques/Dano
- Artes Marciais +9 (dano 1/2D+4 esmagamento)
- Marreta Coração +9 (dano 2D+4 esmagamento, Crítico Triplicado)
- Disparador Fúria +7 (dano 2D esmagamento, Defensora)
Habilidades: F18, D14, C20, I16, S10, C14
Resistências: Fort +9, Refl +3, Vont +1
BBA +5
Talentos
- Combate Com Duas Armas
- Armadura Natural
- Técnica Secreta: Cura Moderada
Defeitos
- Código de Honra do Ninja (seu Mestre)
- Glutão (sentimentos)
Poder Único: Resistência a Dano 8 (apenas ataques de pessoas completamente decididas causam dano normal).

E olá, Defensores! Espero que gostem dessa aventura e que joguem! Como temos pouco material de 4D&T solto por aí, uma aventura pronta, ou pelo menos um norte, vem bem a calhar. Ainda mais como aquela aventura casual de fim de ano... Quem sabe depois da ceia jogando com a família e os amigos...

Leiam, curtam e joguem! Se o fizerem, nos diga como foi!
Henshin! E continue defendendo Novva Tokyo!

2.12.20

NOVVA TOKYO DLC

      Há muito tempo venho falando pros meus amigos e no tuíter - muito tempo mesmo - coisa de 1 ano ou 2 - que queria criar um material de apoio ao 4D&T. Um documento simples, ligeiro, que se propusesse a resolver alguns problemas das regras do jogo, torná-las mais viáveis e de maior coerência com temas e cenas que podemos ver no cenário para o qual o jogo foi criado.

      E assim surgiu essa DLC! Não vou me estender muito nesse post, é melhor que vejam com seus próprio olhos e, também, no arquivo, conto com mais detalhes a trajetória para essa conclusão e o que será possível encontrar no arquivo.

      A única coisa extra que posso dizer é: estou trabalhando na versão estendida das raças criadas na DLC! Com melhores explicações, exemplos e material para jogo.

      Espero que gostem e continuem protegendo Novva Tokyo! Henshin!

      Aqui está o link direto para o download do arquivo, mas você pode ir até a Página Downloads também, para verificar a data de atualização.

      PS: Embora eu tenha já testado esse material, muitas vezes ele precisará de alguma correção ou melhoria, por isso, fique atento a data de atualização do arquivo.