6.5.20

Armas Icônicas #1

      Hi, friends! Cês tão daora?

      A ideia dessa postagem aqui, que pretendo que vire uma série, é trazer armas importantes da ficção e adaptadas para 4D&T. O jogo padroniza o dano da arma de acordo com seu Tamanho e Tipo, e deixa características mágicas e especiais a critério e decisão do Mestre. Não há um manual e como fazer isso ou mesmo dicas, apenas uma pequena lista em que você pode se basear... E uma coisa que ajuda bastante na criação de coisas novas, ou auxílio em adaptações, são exemplos.

      Por isso, então trouxe aqui 3 armas. Que particularmente considero as mais legais da ficção, e que combinam em diversos cenários, mesmo no medieval e no futurista. Haverá um breve histórico da arma, sua descrição resumida e também detalhada.

      Vamos lá!

A KATANA
      Existem muitas controvérsias sobre essa arma na história. Dizem que ela foi criada com o intuito de ser letal, mas que seu material era extremamente fraco. O Japão antigo não tinha bons veios de metal para a fabricação de armas, por isso, a Katana era feita com o que era chamado de "iron pig", ou "aço de porco", devido a sua baixa qualidade. Mas porque então os Samurai eram contados como combatentes incríveis e mortais? Sua técnica com a espada era impar, pois sabiam das limitações da arma e treinavam para que isso não lhe prejudicasse em campo de batalha. Seus golpes eram incisivos, miravam pontos específicos do corpo e das frestas das armaduras, para que a arma não se quebrasse com o impacto contra materiais mais resistentes. A arma em si é letal, mas o que a torna pior, era a técnica de quem a usava.
      Em contrapartida, na ficção, a Katana é uma arma incrivelmente glamourosa. Seu tamanho e leveza proporciona movimentos leves e únicos, criando uma dança mortal com passos acrobáticos e milimetricamente pensados para agredir um adversário. Aqui não há tanta lenda em torno da arma, mas que sua durabilidade é melhor do que nas histórias reais, isso é fato. Pois na ficção podemos criar armas dos materiais mais diversos existentes, como o aço comum e melhor que o "iron pig" e até fragmentos de asteroides, ou minerais que absorveram a luz do sol e como arma são capazes de ferir criaturas que até então eram imortais. A técnica do usuário só a torna mais incrível, assim como na possível realidade.
      Aqui, misturaremos ambos. Traremos uma arma de resistência e durabilidade comum, mas que sua forja milenar a torna melhor do que qualquer arma comum de mesma conformação: cabo e lamina.

[arma Exótica, Média, corpo a corpo, dano 1D+1 corte, decisivo 19/x2; Bastarda, Obra-prima, Precisa e Ágil]



      - Arma Exótica: Devido a característica Bastarda, usar uma Kataná requer certa pratica. Uma Kataná é considerada uma Arma Comum se usada com as duas mãos, mas, se tiver o Talento Usar Arma Exótica, pode usá-la normalmente com uma única mãos. Usar a arma com uma mão sem o Talento apropriado garante uma penalidade de -4 em jogadas de ataque.

      - Obra-prima: Cada Katana é uma obra de arte, seu ferreiro sempre empenha-se descansado e seus melhores materiais em sua confecção, por isso, fornecem +1 em jogadas de ataque e dano.

      - Precisa: Sua lâmina fina e bem afiada penetra em locais geralmente difíceis de serem atingidos, por isso, conseguir um Sucesso Decisivo com uma Katana é mais fácil; sua margem de ameaça cai em 1.

      - Ágil: Mesmo que tenha um tamanho avantajado, sua lamina fina e estreita a torna uma arma incrivelmente leve. O usuário pode aplicar seu modificador de Destreza, ao invés de Força, nas jogadas de ataque com a arma. Se tiver o Talento Acuidade com Arma, pode escolher qualquer Habilidade para modificar suas jogadas de ataque e dano com a Katana.

O DAISHO
      Na cultura oriental, também passado para a ficção, os Samurai não carregam apenas a Katana, mas também a Wakizashi; uma espada parecida com a Katana, porém mais curta. Esse conjunto, denominado Daisho, demonstra a graduação e o prestígio do Samurai. Que seguiu um rígido treinamento e luta por seu senhor e seu povo, além de demonstrar bastante compaixão e bravura.


Wakizashi
[arma Comum, Pequena, corpo a corpo, dano 1/2D+1 corte, decisivo 19/x2; Obra-prima, Precisa e Par]

      - Tamanho Pequeno: Por sua facilidade de manuseio, voce pode usar seu modificador de Destreza nas jogadas de ataque com a arma, e se beneficiar do Talento Acuidade com Arma.

      - Obra-prima e Precisa: Assim como a Katana, uma Wakizashi concede +1 nas jogadas de ataque e dano, e causa dano decisivo com uma rolagens de 19 ou mais no ataque.

      - Par: Além de seu usada para que o Samurai possa combater em ambientes fechados, o famosos Miyamoto Musashi foi o primeiro Samurai da história (real e fictícia) a criar o Nitto-ryu, ou o estilo dos dragões gemeos, que consiste em usar a Katana em uma mão e a Wakizashi na outra. Com a ascenção deste estilo, ferreiros iniciaram a produçao do Daisho sempre em conjunto, criando armas que se complementam e que sejam balanceadas. Com isso, usando o Talento Combatem com Duas Armas e o Daisho, a penalidade de ataque cai em -2.

E A TANTO?
      Fora do Daisho, existe uma outra arma com o mesmo formato da Katana e da Wakizashi, mas ainda menor que a última. A Tanto é uma simples faca, mas ainda feita sob as técnicas de forja da Katana. Mais usada como ferramenta do dia a dia do Samurai do que para combate, e além disso, é uma arma ritualística, usada no Harakiri ou Seppuku, que é quando um Samurai decide tirar a própria vida para tentar recuperar sua Honra, devido as desgraças que devem ter acontecido em sua vida.
      A Tanto acompanhar o Daisho é completamente opcional.


Tanto
[arma Comum, Pequena, corpo a corpo, dano 1/2D corte, decisivo 19/x2; Obra-prima e Precisa]

      - Tamanho Pequeno: Por sua facilidade de manuseio, voce pode usar seu modificador de Destreza nas jogadas de ataque com a arma, e se beneficiar do Talento Acuidade com Arma.

      - Obra-prima e Precisa: Assim como a Katana e a Wakizashi, a Tanto concede +1 nas jogadas de ataque e dano, e causa dano decisivo com uma rolagens de 19 ou mais no ataque.

      Vale lembrar que as armas tem renome por si só. Não é qualquer um que pode usá-la, dependendo da sociedade em que vive. Contudo, existem armas fabricadas aos montes nos mesmos formatos da Katana, porém, são falsas e de péssima qualidade, não fornecendo as características que deveriam oferecer, sendo consideradas armas Comuns de Tamanho Médio (Katana), e um bom Samurai sabe reconhecer um falso seguidor do Bushido apenas com o olhar. Por isso, Mestre, torne essas armas mais caras e difíceis de se obter em suas campanhas! Faça com que os jogadores sintam o peso de carregar a arma que acompanha o legado de milhares de guerreiros de outrora!

O RIFLE DA YOKO
      Quem já assistiu Teggen Toppa Gurren-Lagann (TTGL) sabe de que armas e de quem estamos falando! Yoko é uma garota de aparência e perícia impares. Diz-se no anime que ela foi a única capaz de dominar essa arma. Trata-se de um rifle de caça extremamente grande, pesado e de cano longo. Atirar com ele pode ser fácil, mas dominar as técnicas para levar em consideração o peso da arma, força do coice, posicionamento de campo, posição do alvo, velocidade e direção do vento, obstáculos, tipo de projétil... Coisa para poucos!

[arma Exótica, Enorme, projétil, dano 3D+3 variado, decisivo x3; Hibrida, Obra-prima, Magistral, Destruidora e Emuladores x3]


      - Arma Exótica: Apenas pela descrição dada acima é fácil de compreender o porque da necessidade de um Talento específico para usar essa arma. Se não tiver o Talento e ainda assim usá-la, receberá -4 nas jogadas de ataque e não poderá usar seus extras.
Além disso, ela é uma arma Hibrida - pode causar dano de esmagamento, corte e perfuração com seus tiros - e operar este mecanismo requer prática.

      - Obra-prima, Magistral e Destruidora: Fabricada totalmente para ser manipulada por Yoko, ou seu Defensor agora, a arma possui mecanismos calibrados para serem acionados com facilidade pelo usuário, além de um cano extremamente longo e munição própria. O rifle então fornece +1 nas jogadas de ataque e dano por ser Obra-prima e +2 nas jogadas de ataque e dano por Magistral. Além disso, sua potência de disparo é sem igual, causando o triplo de dano em caso de Sucesso Decisivo. [+3 ataque, +3 dano, decisivo x3]

      - Emulador #1 (Mira: Talento Tiro Certeiro): A arma possui um módulo de mira de perto e longo alcance, fornecendo +1 nas jogadas de ataque e dano para inimigos que estejam a menos de 9m ou além de 9m do usuário. Realizar a troca desse módulo é considerado um Movimento.

      - Emulador #2 (Munição Especial: Magia Munição Mágica): Trocar a munição é considerado um Movimento.

      - Emulador #3 (Semi-automático: Talento Saque Rápido): O rifle possui capacidade para 16 projéteis e seu carregamento é semi-automatico, então não gasta Ação ou Movimento para recarregar. Porém, finda as 16 munições, é requerido um Movimento para aplicar um novo cartucho a arma.


      Nem é preciso dizer que essa arma é extremamente cara! Além disso, peças para sua fabricação e um perito no assunto podem ser ainda mais custosos do que o preço dela pronta, devido a raridade dos recursos.

DETONADOR FOGO
      Essa arma aparece em Power Ranger Samurai, é a arma secundária do Ranger Vermelho. No caso, é uma espada extremamente grande e poderosa, capaz de estragos num simples balançar.


[arma Exótica, Enorme, corpo a corpo, dano 4D+1 corte, decisivo 20/x3; Defensora, Pesada, Obra-prima, Precisa, Destruidora e Emuladores x2]

- Arma Exótica: Seu Tamanho exagerado torna a arma incrivelmente difícil de se usar, mas, voce não perderá suas características caso não saiba usá-la, apenas -4 nas jogadas de ataque.

- Defensora e Pesada: Além de ser Enorme, ela é larga, por isso seu dano exagerado e é possível usá-la como cobertura. O usuário preciso de, além do Talento Usar Arma Exótica, ter Força 21 ou maior para usar a arma, dada seu Tamento e peso; contudo, causa 4D pontos de dano - ao invés de 3D por ser Enorme - e fornece +4 na CA como se fosse um escudo.

- Obra-prima, Precisa e Destruidora: Construída para ser perfeitamente bruta, o Detonador Fogo tem +1 de bônus nas jogadas de ataque e dano com a arma, causa dano triplicado em caso de Sucesso Decisivo, que é obtido com 19 ou maior nas rolagens de ataque.

- Emulador #1 (Ataque de Fogo: Talento Ataque Sentai): Com o combustível correto - no caso os discos de poder dos outros Rangers - a arma se torna um poderoso canhão de energia.

- Emulador #2 (Lamina de Vento: Talento Ataque Giratório): Seu peso pode ser usado a favor do usuário, com um ataque total ele pode girar com a arma e extender seu corpo como uma lamina de vento ao seu redor.


      Essa arma é rara e poderosa, possivelmente a única existente. Por isso, além de cara, se for usá-la como referencia para uma nova arma, ela deve ser difícil de conseguir. Talvez isso só seja possível temporariamente ou caso consiga um poder anterior a ela, no caso, o poder de Power Ranger.

      E então? De qual gostou mais? Escolha a sua e continue defendendo Novva Tokyo!
      Ps: Sugiram novas armas a serem adaptadas, compartilhem essa ideia com seus amigos e em breve poderá ver sua arma favorita adaptada aqui para RPG.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

EDIT 28/12/2020 ~ 16hrs
Regras atualizadas para o padrão da DLC (clique na aba "Downloads")
O original dessa matéria foi um ensaio para essa mecânica, que agora está mais concisa e balanceada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário