4.5.18

#May4th - Sabres de Luz em 4D&T!

      Comemorando o 4 de Maio, famoso Dia do Star Wars, com a alusão da frase "May the Fourth be with you" para "Que a Força esteja com você", trago aqui uma adaptação da arma icônica da franquia e talvez a favorita dos amantes da ficção-científica. Tudo isso para o nosso querido 4D&T.

      O pano de fundo para elaboração desta adaptação está para uma ambientação neutra, onde a uso da Força, os Jedi e os Sith tecnicamente não existem, ampliando os modos de utilização da arma, em combate ou em história.



      Em termos de regra, um Sabre de Luz é uma arma Exótica, Média, corpo-a-corpo, dano 1D laser. Suas características exóticas incluem:
- Leve, é considerada uma arma Pequena para efeitos de regra e pode ser usada com Acuidade com Arma.
- Defensora, concede +1 como bônus de Esquiva na CA desde que esteja ciente do golpe.
Além disso, possui os Implementos:
- Obra-prima, concede bônus de +1 nas rolagens de ataque.
- Maciça, concede bônus de +1 nas rolagens de dano.
- Sob medida, concede bônus de +1 nas rolagens de ataque e dano.
- "Afiada", causa dano crítico com um 19 ou mais nas rolagens de ataque.
- Destruidora, causa dano triplicado em caso de acerto decisivo.

      É uma arma extremamente poderosa e de difícil utilização, feita apenas por exímios artesãos ou o próprio usuário. Seu custo equivale a Bônus de Dinheiro +9, porém, existem versões da arma que podem custar mais caro ou mais barato. Como o caso de Chicotes de Luz (+), Sabres de Luz Duplos (+) ou Espadas de Luz (-). Mas além desses, existem diversas outras versões.



      Além disso, o funcionamento do Sabre depende de um cristal especial, o qual funciona junto da batéria no núcleo do sabre, sendo a tecnologia da arma a responsável por materializar e conter a energia em forma de lâmina. Tal cristal possui valor equivalente a Bônus de Dinheiro +15, o que faz da arma um item extremamente raro e especial. Logicamente, por estes quesitos, armas reais não são vendidas a qualquer um, o que não é o caso da Espada de Luz ou Lightfoil, que pode ser criada com cristais de menor poder ou mesmo cristais sintéticos.

      Ainda existem cristais especiais que podem conceder poderes extras para o Sabre de Luz, como a possibilidade de causar um único ataque com dano em Escala Sugoi, que duplicam os efeitos dos Implementos e/ou características Exóticas - todas elas ou alguma(s) específica(s) -, ou que permitem acionar o Sabre em baixo d'água.

      Criar um Sabre de Luz é uma tarefa extremamente difícil, requer o Talento específico Criar Armas de Luz e no mínimo +10 de bônus total em Ofícios (Artífice). Pode-se ter ajuda para confeccionar a arma de no máximo 1 auxiliar (+2 de bônus em Ofícios), mais do que duas pessoas envolvidas na fabricação pode trazer desalinhamento dos circuitos, por possuírem métodos diferentes. E isso só é aceito caso o cavaleiro não seja um artífice de fato.
Também é possível gastar Ponto de Ação nas rolagens para criar a arma, rolando 5D ao invés de 4, porém, as chances de falha são maiores, qualquer rolagem menor que 12 é considerada Falha Critica. Tamanhos critérios mostram que criar uma arma do tipo é tarefa para poucos.

      São necessárias 3 rolagens para a fabricação, 1 para cada 8 horas de trabalho. 2 sucessos são necessários, porém, terá 1D-3 Implementos a menos. Com 3 sucessos todos os Implementos são obtidos. Pode-seconverter 1 falha em 1 sucesso transformando 8 horas em 8 diasde trabalho.

      O tipo de dano que ela causa é considerado laser, diferente de energia pura emitida por armas de raio. O laser é capaz de ferir a carne e cauterizar ao mesmo tempo, o que torna testes de Cura muito mais difíceis (CD +10). Também é capaz de ignorar a resistência da maioria dos objetos mundanos, ignorando qualquer bônus de Armadura na CA, natural, mundano ou mágico.



      As cores das lâminas podem representar a hierarquia e função do usuário do sabre dentro de sua ordem. E além disso, cavaleiros especiais possuem um pingente com o símbolo da ordem no fim do cabo do sabre, estes são considerados Cavaleiros da Glória, cujo Sabre de Luz possui um cristal com poder interligado ao espírito do usuário, o que pode lhe conferir habilidades extras ao utilizar o sabre. (Em termos de regra, um cristal de tendência igual ao do personagem concede algum bônus/habilidade ao usuário.)

      Ainda é possível explorar os Sabres de Luz acerca de seus formatos, cores de lâmina e cristais. Porém, isso será abordado numa próxima postagem!

      Espero que tenham curtido e que usem em suas aventuras! O que achou? Diz aí nos comentários! É nóis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário