6.3.19

Fukkatsu no 4D&T!

      Recentemente ouvi muitos comentários sobre o quanto 4D&T é esquisito, fraco ou sem nexo. E que esperava-se muito desse sistema quando foi lançado, porém, as expectativas não foram atendidas.

Capa dourada... Modo Super Saiyajn do 3D&T?! Poderia ter sido! xD

      Em geral, o público atual do RPG prefere sistemas mais rebuscados, com inúmeras regras e refinamentos específicos, com as possibilidades de criar personagens únicos, verdadeiros protagonistas em suas histórias. Claramente esse não é o caso do 4D&T, por que podemos considerar que não seja um sistema, e sim um JOGO!

A contra-capa já mostra para que o jogo veio. Pode ser usado sozinho ou junto com outros jogos. Experiencias únicas estavam aguardando os Defensores.

      Jogo por que em todo o livro lemos que os personagens serão sempre heróis que combatem o mau por motivos variados, puro heroísmo ou mesmo egoísmo... Sim, porque caras maus não gostam de coexistir com caras maus mais fortes, virando seu inimigo, e as vezes juntando-se com os Defensores para destruir esses verdadeiros vilões.

      Durante sua vigência, tivemos várias matérias na extinta Revista DragonSlayer que aprimorava o sistema e lhe trazia mais novidades, como novas habilidades para os Defensores, raças e até cenários, diferentes do "Japão Divertido" que temos no livro. Incluindo um livro novo que não foi publicado, mas distribuído, o Manual da Magia, com novas regras, magias, talentos e até uma nova raça! Aumentando ainda mais as possibilidades de jogo.

DragonSlayer #13 - Trouxe Zillion para 4D&T, novas raças, Talentos e regras melhoradas para Pontos de Ação!

      Com todo esse material, unindo as orientações das caixas de texto durante o livro, temos agora sim um sistema que comporta aventuras de todos os tipos. Todos mesmo! Basta usar a mesma criatividade e entusiasmo que usa para com outros jogos e sistemas. Infelizmente, na época, o público não teve esse olhar para o 4D&T, o que acabou fazendo-o ser deixado de lado.

      Porém, não é o caso deste nobre redator que vos fala! Pessoalmente, a premissa básica do 4D&T me permitiu novos horizontes no RPG, e graças a ele tenho meu próprio sistema e próprio cenário! Obrigado, Marcelo Cassaro por permitir isso!
Mas o 4D&T original nunca deixei de lado, preferindo-o para mestrar aquele one-shot de fim de tarde, campanhas curtas para os amigos mais próximos e como material padrão para mestrar em eventos.

Anime Dreams 2018. Usei o sistema para uma aventura de Super Sentai. Mais tarde no mesmo ano, usei para Mighty Morphin Power Rangers Shattered Grid! Infelizmente perdi a foto da mesa, tinha ficado linda! xD
      E para fomentar e disseminar ainda mais as discussões acerca do jogo, para que possam ter a mesma visão que tenho sobre ele, trarei uma série de matérias especiais - como todas as outras que publiquei aqui. Trarei agora personagens prontos para jogar, seguirei a linha de um personagem para cada classe para cada raça, totalizando 18 personagens prontos para sua mesa! E quem sabe futuramente, monstros e aventuras!


      As próximas postagens serão completamente diretivas. A ficha do personagem, uma imagem que o ilustre, um breve histórico, dicas de interpretação e... Novas regras! Sim! Cada personagem será único e possuíra uma mecânica própria para pelo menos uma de suas habilidades, sejam eles Talentos, Magias ou Equipamentos. Além disso, todos os personagens terão valores básicos idênticos, que serão 18, 16, 14, 12, 10 e 08. Uma pontuação extrema, que trará uma Habilidade extremamente forte e outra extremamente fraca, afinal, ninguém é perfeito e interpretar pontos fracos é uma das coisas mais divertidas no RPG.
Ação!!! e 1°A foram lançados na mesma época do 4D&T. E o próprio Manual do 4D&T dizia que poderiam ser intercambiáveis. Que tal um Defensor de Tóquio que veio do passado ou que venha do futuro?
      Espero que meu objetivo seja alcançado e que aproveitem o material que trarei aqui! Bom, é isso... Muitos Acertos Decisivos e nunca deixem de salvar sua Tóquio!

2 comentários:

  1. Cara, que matéria sensacional.
    É tão excitante ver sistemas “antigos” e sem atualização sendo jogados e foco de produção de material!
    Parabéns.

    Este ano, para mim, foi o retorno ao RPG, ou seria início?, pois me deparei com o tal de RPG solo.
    Então estou usando o manual vermelho do 3D&T para jogar sozinho. É justamente por jogar solo é que posso, sem problemas, utilizar qualquer sistema que eu queira, desatualizado ou não.

    Lendo teu texto me deu uma super vontade de trabalhar no 4D&T alguma aventura.

    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, cara! Desculpa pela demora a te responder! Fim e começo de ano são sempre conturbados, ainda mais com o aniversário e as férias trabalhistas deste que vos fala!

      Fico muito feliz que essa postagem tenha lhe atingido! Independente de jogar sozinho ou em grupo, o importante em jogar! Ainda mais o 4D&T! xD

      Se quiser mais suporte quanto ao sistema, ficaremos realizados em ajudar! Entre em contato e não perca as próximas matérias!

      õ/

      PS: Pra mim, o 3D&T Vermelho é a melhor versão do sistema, rs!

      Excluir