24.10.18

#EncontroAleatorio - A Passagem da Morte Gélida

Essa matéria foi originalmente postada no blog 3D&T A Bordo, que está no nosso roll de aliados. Mas aqui, ela foi adaptada para 4D&T, com leves modificações de enredo para se encaixar na temática do sistema.

A Passagem da Morte Gélida

A passagem da morte gélida, como eu nomeie esse encontro que visa propor um desafio para um grupo de até 6 personagens 1° nível. O encontro é desenvolvido a se tornar um desafio até mesmo para grupos mais experientes, por isso o mestre deve ter em mente que pode ocorrer um lindo TPK (Total Party Kill). Se você usar esse encontro em uma de suas sessões, não deixe de comentar aqui como foi o combate.

Local: Um passagem entre as montanhas de uma região gélida.

Monstros: Trolls do Gelo (Glaciol) e um dragão branco jovem. Para grupos inexperientes ou com poucos jogadores e recursos, recomendo substituir o dragão branco jovem por um dragão branco filhote, aqui com sua ficha criada a partir da matéria descrita na revista DragonSlayer #7. Já os Glaciol foram criados como Monstros mesmo, vistos no Manual 4D&T. Claro que, uma pitada de house rule!

Táticas e Complicações: Essa é a ideia simples de um encontro que pode evoluir e se tornar um verdadeiro desafio para grupos que não disponham de uma estratégia sólida para lidar com inimigos com capacidade de se regenerar e voar. O encontro pode começar com 2 trolls para cada personagem jogador. Os trolls esperam surpreender os personagens jogadores e paralisar o maior número de personagens, que em seguida serão atingidos em cheio pela baforada do dragão branco. A baforada vai acertar indiscriminadamente os trolls e os PJ's. Os trolls devido sua habilidade de absorção glacial, são curados pela baforada, o mesmo não pode ser dito dos personagens dos jogadores.

O dragão evitará ao máximo descer e se envolver no combate corporal, exceto contra adversários indefesos ou paralisados, utilizando sua baforada sempre que perceber uma oportunidade de atingir oponentes paralisados pelo machado dos trolls e também para curá-los quando a batalha estiver indo contra seus lacaios. O dragão vai guardar sua habilidade Martírio do Gelo (veja abaixo) para usar contra o adversário mais forte ou contra qualquer adversário que demonstre ter habilidades que possam causar dano a distância. Uma vez que o adversário tenha falhado em seu teste de Resistência e fique paralisado o dragão vai concentrar nele o seus ataques ou ordenará que alguns trolls o eliminem rapidamente.

Fichas dos Inimigos

















Glaciol
Monstro 2, NM Ningen
2 DVs + 6 (24 PVs)
CA 15 (+1 Des, +2 Armadura, +2 DVs)
Ataques/Armas
- Pancada +5 (1D+1 contusão/gelo)
- Machado de Gelo +7 (1D+7 corte/frio)
Habilidades: For 16, Des 12, Cons 16, Int 08, Sab 14, Car 10
Resistências: Fort +6, Refl +1, Vont +2
BBA +2
Perícias: nenhuma
Talentos
- Arena: geleiras
- Subtipo Elemental: Gelo
- Usar Arma Exótica (Machado de Gelo)
- Usar Armadura Leve
Defeitos
- Iletrado
- Modelo Especial
- Monstruoso
- Vulnerabilidade (Calor/Fogo)
Poder Único
- Invisibilidade no Gelo (Quando em um ambiente gélido, o Glaciol é considerado sob os efeitos da magia Invisibilidade a todo momento, mesmo que realize ataques e ações bruscas, recebendo +10 em testes de Furtividade e Esconder-se.)
Equipamentos
- Machado de Gelo Eterno
[arma Exótica (Pesada), Média, corpo a corpo, dano 1D+2 corte; bonus mágico +2 e Paralisia]
Qualquer um que receba um golpe deste machado, além do dano, deve fazer um teste de Fortitude CD14, falha resulta em Paralisia total por 1 rodada.



Dragão Branco Jovem (2), NM Ningen
8 DVs + 6 (106 PVs)
CA 20 (+5 Natural, +4 Idade, +1 Des)
Ataques/Armas
- 2 Garras +12/+12 (1D+2 corte)
- 1 Mordida +14 (2D+2 perfuração)
Habilidades: For 15, Des 13, Cons 17, Int 09, Sab 12, Car 12
Resistências: Fort +13, Refl +9, Vont +11
BBA +12
Perícias: +4 todas
Talentos
- Subtipo Elemental: Gelo
- Sopro (gelo/frio, dano 4D)
- Sentidos Especiais (Visão na Penumbra e Audição Aguçada)
- Técnica de Combate: Golpes (Martírio de Gelo)
- Asas de Dragão
- Presença Aterradora (CD 13)
- Forma Humanoide
Defeitos
- Monstruoso
- Modelo Especial
- Código de Honra dos Dragões
- Código de Honra da Derrota
Golpes
- Martírio de Gelo
Trata-se da utilização do Sopro do Dragão juntamente a um punhado de efeitos especiais. Nesse caso, os efeitos são: ignorar Armadura (natural, equipamento e mágico) na CA do alvo, deixar o alvo Paralisado se atingido (1D-2 rodadas) e +3 nas jogadas de ataque. Diferente do Sopro, que é um ataque em área e os alvos testam Reflexos para desviar, o Martírio de Gelo é uma baforada concentrada em um único alvo, o dragão ataca com ataque de toque a distancia, se atingir o alvo, causa do o dano normalmente, adicionando os efeitos no ataque e no dano. O Dragão possui 4 Pontos de Energia, e este ataque lhe consome 3PEs, assim, só pode ser usado uma vez por dia.

Observação: Para compreender melhor o funcionamento do Talento Subtipo Elemental, vide nosso outro artigo.

2 comentários:

  1. Adorei esse Dragão, quem sabe um dia eu tome coragem e coloque ele em uma aventura minha. E Parabéns, seu post está exelente (Que nem diz o Pietro rsrs). 🤘

    ResponderExcluir
  2. Hahahahaah esse Pietro é daora! xD
    Quebom que gostou! Quando usar, avisa como foi!

    ResponderExcluir