16.4.20

Novo Defeito: Deficiência Física

Eae, meus caros Defensores!
Para minha nova mesa de 4D&T pensei bastante em algumas novas mecânicas, e hoje mesmo uma discussão com um dos jogadores me trouxe a luz de fazer essa postagem. E isso ajudou para que eu pudesse trabalhar melhor nas próximas, rs! Enfim...

E certo que na maioria das mídias vemos heróis perfeitos, sem nenhuma falha física ou má formação congênita, consigo me lembrar apenas do Professor Xavier, se houverem mais, me digam nos comentários. Em minha visão isso não atrapalharia a trama, lhe daria mais luz! E para retratarmos isso em nossas campanhas salvando Novva Tokyo, trago aqui um novo defeito que irá emular as penalidade de uma deficiência física.

Sem mais delongas, deleitem-se e continuem protegendo Novva Tokyo!

Deficiência Física
Algum acidente ou má formação congênita lhe impede de ter total eficiência em certas tarefas.
Malefícios: De acordo com a deficiência que escolher, terá os respectivos ônus. Cada vez que comprar este Defeito, terá uma nova deficiência.

- Baixa Visão: Sendo míope, caolho ou com algum impedimento de visão. Você recebe -2 em qualquer tarefa que inclui o uso da visão, como ataque, CA, Resistências, Perícias e até Magias e efeitos diversos que necessitem de mira ou contato visual, por exemplo.

- Baixa Audição: Tímpano estourado, danificado ou mau formado. Você faz testes de ouvir com penalidade de -8, e recebe -2 para qualquer outro teste que envolva a audição.

- Mudo: Não comum, um mudo não é surdo. No caso de um Surdo-Mudo, compre este Defeito duas vezes e some os ônus. Sendo Mudo, você não é capaz de conjurar magias (por conta do componente verbal) e só é capaz de se comunicar com pessoas próximas, geralmente representadas por Talentos e Defeitos. Além disso, recebe -8 em interações sociais.

- Surdo: Não comum, um surdo não é mudo. No caso de um Surdo-Mudo, compre este Defeito duas vezes e some os ônus. Sendo Surdo você não é capaz de realizar testes de Ouvir, e falha automaticamente em qualquer teste que envolva o uso da Audição prioritariamente. Além disso, recebe -1,5m de deslocamento, por conta do deficit de equilíbrio, além de -2 em testes de Equilíbrio e Perícias que envolvam essa capacidade.

- Sem Faro: Você não consegue Rastrear ou usar Sobrevivência através de cheiros. Porém, efeitos nocivos provindos de gases não fazem efeito em você.

- Sem Paladar: Como não consegue sentir o gosto de nada, nenhum comestível ou item mágico ingerível oralmente funciona em você. Toda comida tem o mesmo gosto e você recebe +2 em testes de Fortitude para evitar sem intoxicado por comida estragada.

- Cego: Alguém sem a visão tem dificuldade em locomoção e equilíbrio, por isso tem -8 em testes de Equilíbrio e em qualquer outro teste que precise da visão para ser feito. Além disso, há 50% de chances do que tentar fazer dar errado. Alguns Sentidos Especiais anulam a cegueira, mesmo que com limitações.

- Escoliose ou Corcunda: Uma má formação em sua coluna lhe dá dificuldade de locomoção. Você recebe -1,5m de Deslocamento e -2 em testes que envolvam proezas físicas, mas não com armas de projétil.

- Perneta ou Manco: Sem uma perna/pé, com uma perna maior que a outra ou com má formação no pé. Você não se movimento direito, tem -1,5m em Deslocamento, -2 em testes de Equilíbrio e sempre recebe +1D de dano em quedas.

- Maneta: Sem um braço/mão. Recebe -4 em testes que necessitariam das duas mãos para serem efetuados.

Especial: Como em Cego, alguns Sentidos Especiais podem anular ou diminuir os onus da Deficiência Física. Converse com o Mestre para determinar qual dessas opções ocorrerá com seu Defensor, de acordo com os métodos utilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário