25.8.18

Battlizers e Power Ups - #MesversarioPowerRangers

      Além de poder morfar, ter acesso a armas, veículos e zords extremamente poderosos, alguns Rangers, e até equipes inteiras, atingem novos níveis de Poder. Através do auxílio de figuras importantes e influentes para a Rede de Morfagem, ou mesmo de artefatos únicos envolvidos e a própria tecnologia, ambos envolvidos com o Poder.

      Esses novos níveis são chamados de Power Ups, para todo o time, ou Battlizer, quando o Ranger, em especial o vermelho, adquire uma armadura tão grande que seria humanamente impossível se locomover com ela!

      Basicamente, todo Ranger quando Morfa, adquire o Traje Ranger. E alguns times, possuem trajes especiais que utilizam antes de morfar, como uniformes de combate, utilizados para missões mais simples e sigilosas, claramente, sem morfar e mesmo usando esse traje, o Ranger é mais vulnerável, embora possa utilizar suas armas mesmo na forma humana. Exemplo disso são as roupas com capuz dos Ninja Steel e os uniformes de SPD e Tempestade Ninja.

      Para as regras, antes de iniciar a caracterização dos Battlizers e Power Ups para as regras do jogo, é importante caracterizar também os Trajes de Morfagem e Ranger, pois todos os Battlizers e Power Ups se dão como upgrades dos Trajes Ranger.

Traje de Morfagem
      Um uniforme simples, fabricado com tecido resistente e talvez alguma parte de metal. São considerados Armaduras Leves, fornecendo +2 de bonus de Armadura na CA, nenhuma penalidade em Perícias e talvez um bonus de +2 em alguma Perícia de acordo com o foco do traje, como Diplomacia para um uniforme policial ou Furtividade para uma roupa ninja.

Traje Ranger
      Um uniforme colorido e extremamente colado ao corpo, como se fossem trajes de ginásticas feitos de lycra. Possuem elmos que cobrem toda a cabeça do usuário e também luvas e botas, sendo um traje que não deixa exposto nenhuma parte do corpo do Ranger. E considerado uma Armadura Média, fornecendo +5 de bonus de Armadura na CA e -5 em penalidade nas Perícias relacionadas a movimentação, geralmente baseadas em Força e Destreza.

      Trajes de Morfagem nunca evoluem, já os Trajes Ranger evoluem com os Power Ups.

Power Up
      Geralmente, um Power Up representa um avanço na arma e/ou armadura, como:
- uma nova característica especial;
- uma característica exótica - que não exigirá o Talento Usar Arma Exótica;
- uma característica única - poder ser um Poder Unico com alguma restrição ou um Talento Extra sem restrição; ou
- bonus de melhoria +1 em ataque e dano - para armas - ou CA e penalidades - para armaduras.

      Para ilustrar tipos como esses, pode-se citar o Modo Swat de SPD, onde todos adquirem comunicadores, radares e sensores através dos capacetes, armas de fogo melhoradas e também um colete tático, melhorando suas Defesas.

      A coisa toda muda de figura com o Battlizer...

Battlizer
      Além de conceder tudo o que um Power Up fornece, tanto na armadura quanto na arma principal, o Ranger detentor do Battllizer - geralmente o Vermelho - terá agora uma Armadura Pesada e uma Escala de Poder acima. Este novo poder irá durar um número de rodadas igual ao Maior Modificador de Habilidade do usuário, podendo ser estendido ao custo de 1PA, 3PMs ou 6PVs por 1D-2 rodadas extras, porém, se o fizer, estará Fadigado, depois Exausto e por fim, Desmaiado.

      Em praticamente todas as temporadas os Rangers possuem Battlizers, com exceção de Resgate, que também possui Battlizers para o Azul e Verde. Porém, existe sempre uma combinação de alguns fatores para que esse tipo de poder seja acessado, são eles:
- nível de maldade/poder dos inimigos;
- entrosamento entre a equipe;
- comparação de poder entre o vermelho e os de mais;
- nível dos Megazords.

      Claramente, quando é visível que os Rangers não conseguem mais derrotar seus inimigos usando seus poderes convencionais, eles podem acessar um Power Up ou Battlizer (devem escolher).
Também, quando a equipe possui um ótimo entrosamento, não haverá disputa de poder ou inveja entre eles, para estes casos, o time pode optar por receber um Battlizer ou Power Ups (torcemos para que o líder escolha Power Ups, do contrário, o líder foi escolhido errado). Escolhendo Battlizer, as armas principais dos outros Rangers recebem uma melhora a escolha.
      O Ranger Vermelho é sempre o destaque de um time, justamente por usar a cor do líder, e provavelmente ser o mais poderoso ou mais qualificado para a missão. Mas também é o que carrega o fardo de manter a motivação e o entrosamento do time. Quando o Ranger Vermelho é visivelmente mais poderoso que os demais, todos recebem Power Ups, mas quando o Ranger Vermelho possui o mesmo nível, status e prestígio do time, ele recebe um Battlizer e os outros Rangers recebem uma melhoria a escolha em sua arma principal.
      Existem também Zords e Megazords que são mais poderosos do que os Rangers podem comandar. Quando isso acontece, eles recebem um Traje Megazord; ele possui os mesmos efeitos de um Battlizer, porém, só funciona dentro do Megazord. Extremos casos, com equipamentos e motivações corretas, os Rangers podem acessar esse Battlizer mesmo fora do Megazord.

Novos Poderes
      Podemos ver também, que em muitas temporadas os Rangers desbloqueiam novos poderes, como as modificações de Resgate e as magias de Força Mística. Estes não são Power Ups e também não são Battlizers, são Poderes Extras que eles adquiriram com seu empenho e avanço de poder. Em termos de jogo, quem irá decidir se a obtenção desse tipo de poder irá ocorrer ou não, é o próprio Mestre.

      Como já visto na postagem sobre as Armas do Poder, elas possuem características especiais e exóticas, tornando-as melhores e mais eficazes. Nos casos de uma armadura, servem simplesmente para proteger o usuário contra danos e o treinamento para usá-las é igual para todas, por tanto, armaduras possuem apenas características especiais.

CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS PARA TRAJES
- Obra-prima: Este traje foi fabricado com extremo cuidado e maestria, dificilmente seu construtor fará outro igual na vida. Possui as mesmas características de defesa, mas suas penalidades são decrescidas em -2.
- Maciça: Os materiais deste traje são mais pesados e/ou resistentes, melhorando a absorção de impactos. A armadura tem um bônus extra de +1 em CA.
- Leve: Fabricado com materiais mais leves e elásticos, este traje não prejudica os movimentos do usuário. O traje é considerado uma armadura de categoria menor, diminuindo suas penalidades, mas mantendo bônus de CA.
- Reforçada: Com protuberancias e pontas estratégicas, este traje te torna menos suscetível a ser atingido por técnicas de combate exóticas. O usuário recebe bônus de +2 em testes para evitar ser pego por Manobras de Combate.
- Espinhos: O traje possui espinhos espalhados em alguns locais, permitindo um ataque diferente. Os espinhos são considerados armas Simples, corpo-a-corpo, pequena, perfuração. Se um inimigo o atinge com algum golpe desarmado/Artes Marciais, deve passar num teste de Reflexos CD18, do contrário recebe 1D-2 de dano por ter atingido algum espinho.

ACESSÓRIOS
Em ocasiões especiais e em times especiais, os Trajes Rangers vêm com acessórios exóticos que além de diferencias a estética, concedem alguns benefícios diferentes. Seu uso depende única e exclusivamente da vontade do Mestre, para que o time não fique desbalanceado.
- Vembrassa, visto em Dino Charge quando os Rangers invocam suas armas pessoais: Em cima do traje, placas de metal surgem para proteger o braço, fornecendo +1 CA, nenhuma penalidade e ainda possibilita o uso da mão normalmente.
- Peitoral, visto em Mighty Morphin: Acima do traje, uma grande placa de aço fecha o peitoral e as costas do Ranger. Fornece +2 CA e adiciona -1 nas penalidades do traje.
Observação: Acessórios não podem ser combinados com Power Ups de traje e/ou Battlizers.

      É isso, caros amigos Rangers! Com essa matéria você saberá como funcionam as roupas especiais, Power Ups e Battlizers dos Power Rangers. Em seu jogo, basta apenas encher o saco do Mestre para que estes poderes sejam liberados!

      Eu estou na torcida, e que o Poder lhe proteja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário