9.10.20

Aspectos de FATE para 4D&T

 FATE é um RPG lançado em 2003 aqui no Brasil e muito jogado até hoje. Leva como base o sistema Fudge e sua principal característica e ser completamente genérico. Nele você pode criar qualquer tipo de cenário e personagem, desde aventureiros medievais, a sobreviventes de um mundo apocalíptico até super guerreiros espaciais!

Dentre suas principais características, a que abordaremos aqui hoje são os Aspectos. Que parecidos com as Características de Terra Devastada, são habilidades únicas e específicas dos personagens - em FATE, até do cenário e isso que usaremos aqui. Trata-se de uma frase abrangente que pode dizer muito sobre algo ou alguém e que mecanicamente lhe confere alguma vantagem, ou pode ser usado para lhe colocar em maus lençóis.

Aqui em 4D&T chamaremos isso de Circunstancias, isso porque, não é algo esperado ou que acompanha sempre um Personagem, é algo volátil, que pode aparecer, desaparecer ou simplesmente não existir, são coisas circunstanciais. Uma Circunstância tem uma única função: conceder um bônus de +2 numa competência do Personagem (ataque, dano, CA, Resistência, Perícia, CD).

Mas para obter o bônus de uma Circunstância, uma série de pequenas regras devem ser seguidas.

Batalha na Ponte! Em filmes e seriados a ponte sempre é palco de cenas épicas!
Pra isso, basta procurar as Circunstâncias certas!

Gerando Circunstâncias
A qualquer momento do jogo, em seu Turno, você pode solicitar uma Circunstância ao Mestre, porém, isso sempre deve ser feito antes de uma resolução de conflito através de rolagens de dados. Assim, durante uma conversa amigável, uma Circunstância não pode ser gerada... Provavelmente ela já estará lá, mas não é útil naquele momento.

Logo, durante um combate (físico ou social), em seu Turno, antes de realizar uma jogada, você pode criar ou encontrar uma Circunstância. Para isso, faça uma jogada de 4D + mod de Habilidade pertinente. Você cria com Habilidades Físicas e encontra com Habilidades Mentais.

O primeiro teste de Circunstância possui CD15 e aumenta em +2 a cada tentativa, seja ela realizada pelos Defensores ou pelos Vilões. Aquele que criou/encontrou a Circunstância deve usá-la de imediato, do contrário é perdida, não poderá mais ser usada posteriormente e a dificuldade do teste continua aumentando.

Uma Circunstância já usada é perdida e não pode mais ser utilizada, dessa forma, nenhum outro indivíduo envolvido na cena pode fazer um teste de Circunstância com o intuíto de conseguir o bônus com a mesma descrição.

A exceção está para uma Falha Crítica e um Sucesso Decisivo em testes para usar Circunstâncias.
- Falha Crítica: você não consegue o que deseja e a dificuldade aumenta normalmente para o próximo teste;
- Falha: você não consegue o que deseja;
- Sucesso: você consegue o que deseja e a dificuldade para o próximo teste aumenta;
- Sucesso Decisivo: você consegue o que deseja, a dificuldade para o próximo teste NÃO aumenta e a Circunstância gerada pode ser usada uma próxima vez sem necessidade de teste.

Descrevendo Circunstâncias
O uso das circunstâncias deve ser criativo e resumido em uma frase precisa, que dirá para que o bônus serve. Com isso, o Mestre pode simplesmente vetar a Circunstância solicitada se julgá-la incongruente para o cenário, a cena e a descrição dada pelo indivíduo que a solicitou.

Exemplos comuns são: terreno elevado, solo escorregadio, carro de churros passando na rua, jogador novato do servidor é rico, ventos fortes potencializam giros e etc. A descrição deve ser precisa e concomitante com a ação desejada para se conseguir o bônus que fornece.

Como dito, uma Circunstância não pode ser usada mais de uma vez durante uma mesma cena (exceto com um Sucesso Decisivo), por isso, é importante que os participantes do jogo tenham anotado as Circunstâncias já geradas e a CD atual para gerar uma delas, afim de exterminar qualquer conflito que possa surgir disso.

A nave-mãe... Se esse não é o cenário da batalha final de uma campanha de 4D&T, você está jogando errado!

Circunstâncias Cênicas
O Mestre pode optar por iniciar cenas com Circunstâncias já geradas e prontas para serem usadas pelos mais sagazes. Por exemplo, se um grupo de Defensores se infiltra na nave-mãe do vilão podem se deparar automaticamente com as Circunstâncias: câmeras de vigilância por todo lado, corredores labirínticos, soldados de patrulha em rondas e sensores de perigo em infravermelho.

Aconselha-se 1 Circunstância Cênica por Jogador em cena. E diferente das Circunstâncias "espontâneas", essas são fixas, e ao invés de conceder +2 de bônus num teste, trás um prejuízo/bônus de longo prazo. E enquanto uma nova Circunstância não for gerada especificamente para acabar com os prejuízos dessa Circunstância Cênica, ela continuará ativa. Contudo, também é possível Gerar Circunstância para transformar o prejuízo de uma Circunstância Cênica num bônus momentâneo, fazendo isso, ela fica desativada na Rodada em que isso aconteceu e depois volta a ativa.

Geralmente, Circunstâncias Cênicas falam sobre localidades, ou elementos que alteram as condições de um cenário por completo. Exemplos: lixo tóxico no esgoto, forte tempestade, raízes e mato alto no caminho. Por isso, ao Gerar Circunstância, pense numa ação que envolva toda o cenário, e só assim poderá anular uma Circunstância Cênica. E além do teste de Gerar Circunstância você deve fazer um segundo teste, levando sua Ação Padrão para ser feito, com o intuito de desativar os prejuízos de uma Circunstância Cênica; esse será baseado em um Ataque, Resistência ou Perícia do Defensor, de acordo com o modo que se deseja acabar com o prejuízo, com CD igual a atual para Gerar Circunstância +10.

Por isso, considere que uma Circunstância Cênica pode conceder um dos bônus/prejuízos a seguir:
- Talento Arena;
- +50% Deslocamento;
- +1D dano (tipo específico);
- +4 testes de Incapacitar o Alvo;
- Defeito Ambiente Especial;
- -50% Deslocamento;
- -1D dano (tipo específico);
- -4 testes de Incapacitar o Alvo.

Você também pode criar um benefício/prejuízo diferente desses para sua Circunstância Cênica, basta ser condizente com a cena e o elemento que deseja incluir. Mas, isso deve ser diferente do bônus que uma Circunstância "instantânea" concede.

Considerações Finais
Note que, o uso das Circunstâncias pede muita criatividade e capacidade narrativa de todos aqueles participando do jogo. Se o Mestre preferir, ele pode gerir isso de forma colaborativa, ao invés de simplesmente vetar o uso mal elaborado de uma Circunstância, ele pode abrir uma roda de conversa e pedir que outros participantes ajudem na elaboração de uma Circunstância, o que criará uma rede de ideias que iluminará a mente dos envolvidos e com mais facilidade conseguirão descrever seus desejos de Circunstância durante a cena.

Esse é recurso altamente opcional e leva o jogo para um caminho mais narrativista, uma vez que todos os participantes poderão modificar as cenas introduzidas pelo Mestre. Se você não procura isso em seus jogos, o conselho é não utilizar, mas você pode experimentar, não é mesmo?

EDIT: 15/10/2020 (correções de texto, adição de texto em Circunstâncias Cênicas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário