22.6.17

Tendência versus Inconsequência

      Atualmente estou mestrando uma série de aventuras medievais para um grupo, usando o 4D&T puro, apenas com alteração nas regras de uso de Pontos de Ação e Dinheiro (que em breve serão postados aqui), então, todas as outras regras seguem a risca os manuais e suplementos do sistema. Incluindo as regras para Tendências.

      Infelizmente, muitos jogadores (principalmente novatos) têm a ideia de que num jogo de RPG você pode fazer o que quiser da vida de seus personagem que o Mestre tem a obrigação de acatar e livrar a pele do infrator de alguma forma. Claro que as vezes isso acontece, pois o personagem é importante na trama. Mas caso você seja um desses jogadores que criam um personagem causador de discórdia, egoísta e ganancioso, saiba que irá penar nas mãos de Mestres experientes... Já aconselho a trocar de personagem, ou trocar a Tendência dele.

      Para 4D&T as regras de Tendência foram incluídas no Manual da Magia (liberado free download em diversos sites pelo criador, Marcelo Cassaro), assim como em todos jogos d20 OGL, são 9. Ligados à eixos morais, éticos e a neutralidade. São elas:

      - Leal e Bondoso (LB): faz o que é esperado de uma pessoa justa, combatendo o mal, respeitando a lei e sacrificando-se para ajudar os necessitados. Personagens com esta tendência dizem a verdade e cumprem promessas.

      - Neutro e Bondoso (NB): são pessoas de bom coração, que também ajudam os inocentes, mas às vezes violam leis e escondem a verdade quando necessário. A maioria dos heróis aventureiros segue esta tendência.

      - Caótico e Bondoso (CB): são espíritos livres, que promovem o bem — mas sem obedecer regras, preferindo seguir seus próprios instintos e convicções.

      - Leal e Neutro (LN): estas pessoas são metódicas e disciplinadas, obedecendo às leis e mantendo suas promessas a qualquer custo. Nem sempre tentam ajudar os outros, mas também não procuram prejudicá-los em proveito próprio.

      - Neutro (N): indivíduos que sigam esta tendência são raros, pois não favorecem o bem, o mal, a ordem ou o caos. Para eles, o equilíbrio entre todos é a melhor opção.

      - Caótico e Neutro (CN): são pessoas imprevisíveis, até mesmo loucas. Valorizam a liberdade de fazer o que bem entendem, quando bem entendem. Regras não importam,
muito menos o bem ou o mal.

      - Leal e Maligno (LM): estas pessoas obedecem leis e códigos de conduta, mas fazem o possível para distorcê-los em sua própria vantagem para realizar planos maléficos. Muitos tiranos e magos malignos são LM.

      - Neutro e Maligno (NM): egoístas e mesquinhos, adotam regras em um instante apenas para quebrá-las em seu próprio benefício no minuto seguinte. A maioria dos monstros segue esta tendência.

      - Caótico e Maligno (CM): são extremamente cruéis, tirando prazer do sofrimento de outros. Capazes de qualquer ato desprezível para alcançar seus objetivos, ignorando qualquer lei ou regra. Estão entre os piores monstros.

      Essas descrições foram tiradas integralmente do Manual da Magia 4D&T.

      Personagens que seguem à risca sua Tendência têm altas chances de receber Pontos de Ação extra como recompensa no final de uma aventura, assim como quando interpretam bem seus Defeitos e não os usam apenas para conseguir mais Talentos.
      Porém, tome cuidado para não distorcer a realidade acerca da Tendência e agir como um delinquente, rebelde sem causa ou sem precedentes... Mesmo um personagem Caótico e Neutro ou qualquer Maligno não seria capaz de invadir uma casa durante a noite apenas para defecar na propriedade alheia.

      Existe uma linha tênue entre loucura e insanidade, nesse caso, estamos falando de "insanidade Maligna". Um personagem com Tendência Maligna qualquer com algum tipo de Defeito que emule uma insanidade, como Esquizofrenia, Dupla Personalidade e etc... A não ser que o seu Mestre permita isso na sua mesa de jogo, evite! Pois caso a campanha não seja rodada em torno de insanidades ou um personagem chave problemático, agir de modo inconsequente só irá atrapalhar o andamento da aventura, fazendo o grupo fugir da trama principal em 80% do tempo.

      Por fim, mesmo um personagem Maligno não precisa matar tudo e todos, ele pode ajudar pessoas, caso isso o beneficie de alguma forma. E mesmo personagens Leais não precisam ser certinhos a todo momento, ele pode quebrar uma promessa ou infringir leis caso seja necessário. A Tendência serve para nortear as ações de um personagem, e não deixá-las aos ventos para agir de maneira inconsequente como nos exemplos acima. Também não servem para engessar o personagem e torná-lo cego diante de sua Tendência, a não ser que, realmente ele possua Defeitos como Códigos de Honra ou alguma tipo de insanidade.

      Dica: Conheça seu Mestre, muitas vezes você pode se dar mau por achar que ele é obrigado a aceitar seu personagem do jeito que você quiser. Nenhum Mestre gosta de baderneiros em seus jogos, e muitas vezes eles são punidos severamente por discriminações imperceptíveis dentro de jogo.