31.10.18

Jason Voorhees para 4D&T

Hi, people! Eae, ces tão daora?
Acabamos de finalizar o Halloween e por conta das comemorações, esse post saiu atrasado. Para concretizá-lo, pedi a ajuda de alguns amigos e outros até colocaram a mão na massa pra isso acontecer, e eu, só tenho a agradecer. Então, sem mais delongas, apresentamos Jason Voorhees, o famoso serial-killer, quiçá o mais de todos eles! O texto de apresentação é um compilado de autoria de Hugo Diorio, e a ficha do vilão, feita por mim! Bora lá, então!


Jason Voorhees é um personagem fictício da série Sexta - Feira 13. Apareceu pela primeira vez no filme Friday the 13th como o filho mais novo de Mrs. Voorhees, uma cozinheira no acampamento Crystal Lake que se torna assassina.

A marca característica do personagem é a utilização de uma mascara de hóquei para ocultar o rosto. Voorhees teria se afogado em 13 de junho de 1958, em Crystal Lake, por negligência dos monitores que cuidavam das crianças acampadas ao redor do lago. Pâmela, sua mãe, era a cozinheira do acampamento, mas Jason voltou dos mortos para vingar a morte de sua mãe.

Um ser extremamente forte movido por uma especie de maldição, ódio e sede de matar, invulnerável e praticamente imortal, o vilão mais famoso dos cinemas e um dos que mais matou pessoas.

Curiosidades:

- Jason não mata crianças, quando se encontra com uma criança ele geralmente a ignora.

- As vitimas prediletas de Jason são jovens instrutores de acampamento.

- Sua arma favorita no começo de carreira era o facão, mas Jason nunca foi um assassino de hábitos. Hoje, usa o que encontra pela frente, desde canos gigantescos, passando por martelos e machados e até chave de fenda, mas excluindo armas de fogo e disparo

- Antes de usar sua famosa máscara de hóquei, ele usava um saco de estopa com um buraco.

- Não existe uma razão especifica para o silencio de Jason. Sabe-se que ele tem problemas mentais, mas a língua está lá. Ele certamente pensaria: "Minhas ações já falam por mim."


AS FERIDAS DE JASON

Se formos contar com todos os filmes e séries Jason já:

- Matou 285 pessoas, sem contas as pessoas da estação espacial Solaris em Jason X.

- Pendurou 85 de seus cadáveres em tetos ou arvores.

- Levou cerca de 435 tiros.

- Foi esfaqueado 106 vezes.

- Cortado muitas vezes por Freddy Krueger.

- Levou 20 machadadas.

- Foi atingido por um mastro de bandeira.

- Foi atropelado por um trator e um carro.

- Soterrado por um telhado, foi atingido por vasos, um sofá pedaços de madeira, dois torpedos, duas cadeiras, livros, uma estante, uma televisão.

- Quebrou o pescoço no bote de Crystal Lake.

- Teve um machado cravado no crânio.

- Foram fincados ao longo de seu corpo 15 barras de metal.

- Espancado por uma barra de metal diversas vezes.

- Ficou muito tempo embaixo de lago preso por uma pedra e uma corrente em seu pescoço.

- Arremessado junto a Freddy por um carro de mina.

- Foi parcialmente queimado por gasolina.

- Levou 25 socos no rosto, foi chutado por Freddy, levou pedradas no rosto.

- Perdeu 4 dedos da mão direita.

- Teve os dois olhos furados.

- Foi afogado em água e lixo toxico.

- Explodido, criogenizado, enforcado, decepado, eletrocutado (por um fio de poste, um painel destruído e em um trilho de metrô).

- Sua cabeça foi ferida por Freddy.

- Arremessado contra andaimes cerca de 15 vezes.

- Esmagado, perdeu a perna.

- Teve metade de sua cabeça estourada por uma hélice de barco e um mini-míssil.

- Foi obrigado a se bater em uma parede de metal várias vezes por Freddy.

- Ficou no espaço sem ar e em baixas temperaturas, sofreu entrada brusca na atmosfera em uma temperatura de 300*C.


Jason Voorhees
Morto-vivo Vilão Final 10
10 DVs + 20 (80 PVs), N Ningen
CA 21 (+1 Des, +10 DVs)
Ataques/Armas
- "Artes Marciais" +17/+12 (dano 1D+5 contusão)
- Facão +17/+12 (dano 1D+7 corte)
Habilidades: For 24, Des 12, Cons -, Int 24, Sab 10, Car 10
Resistências: Fort -, Refl +8, Vont +7
Perícias: Esportes
BBA +10/+5
Talentos
- Visão no Escuro 18m (racial)
- Resistência a Energia 5/frio (racial)
- Sentidos Especiais: Detectar Presenças (racial)
- Imunidades fisiológicas e mentais (racial)
- Silencio do Túmulo
- Presença Aterradora (CD20, Medo)
- Técnica Secreta: Teletransporte
- Golpe Poderoso
- Vontade de Viver
- Ataque Final
- Grandalhão
- Imortal
Defeitos
- Código de Honra do Caçador (Jason não mata crianças.)
- Compulsivo: Homicídio
- Detestado
- Iletrado
- Incomunicável
- Infame
- Restrição de Magia (Teletransporte só pode ser usado quando ninguém o vê.)
- Maldição (Perde os efeitos de Imortal se ferido por outro Voorhees ou afundado no Crystal Lake.)
Poderes Únicos
- Cérebro Superior
- Resistência a Dano
- Magia Ilimitada: Curar Ferimentos Graves (3D+10)

Táticas
Jason não tem pressa para matar suas vítimas, então, sempre que ferido, usa seu Curar Ferimentos para se manter de pé. Mas caso receba muito dano em uma única rodada, ele conta Vontade de Viver para continuar na luta.
Embora possua problemas mentais, é alguém muito inteligente - por isso alta Int e Cérebro Superior - principalmente quando o assunto é planejar mortes.
Sua arma principal é o Facão, mas nada o impede de usar qualquer tipo de arma ao alcance, ou improvisar uma, para acabar com suas vítimas. Ele sempre calcula a hora exata de atacar e como atacar, mas se encontra algum inimigo a altura, irá usar Golpe Poderoso e manobras de combate como Agarrar e Investida.

Ataque Final
O característico golpe do Jason, não tem um nome específico, mas pode ser visto usado várias vezes durante os filmes. Consiste na Manobra Agarrar (segurar pelo pescoço) e um ataque único e poderoso (perfurar o coração). A vítima Agarrada (Ataque vs Ataque, -2 em jogadas de ataque, -4 em Destreza e não pode se mover) começa a Asfixiar (Força de Jason vs Fortitude do Agarrado, em caso de falha fica Inconsciente, em caso de sucesso recebe 1D+7 pontos de dano) e fica mais suscetível ao Ataque Final.

Grandalhão
Jason possui um corpo robusto, até de mais para os padrões humanos de que nunca passou por nenhum tipo de treinamento. Acredita-se que a Imortalidade de Jason provenha de um tipo de regeneração que com o tempo foi deformando e calejando o corpo de Jason, deixando-o muito mais resistente. Ele recebe +2 PVs por DV e +4 em Manobras de Combate, como Agarrar, Investida e etc, contra criaturas menores que ele. Ele também pode usar armas Grande com uma única mão e armas Médias como se fossem leves.

Imortal
Não se sabe se por conta de uma maldição, um hospedeiro sobrenatural ou simbiótico, ou uma regeneração hiper-rápida, sabe-se que Jason não morre. Ele não precisa gastar 1PA para retornar a vida, ele irá retornar ainda nessa sessão.

24.10.18

#EncontroAleatorio - A Passagem da Morte Gélida

Essa matéria foi originalmente postada no blog 3D&T A Bordo, que está no nosso roll de aliados. Mas aqui, ela foi adaptada para 4D&T, com leves modificações de enredo para se encaixar na temática do sistema.

A Passagem da Morte Gélida

A passagem da morte gélida, como eu nomeie esse encontro que visa propor um desafio para um grupo de até 6 personagens 1° nível. O encontro é desenvolvido a se tornar um desafio até mesmo para grupos mais experientes, por isso o mestre deve ter em mente que pode ocorrer um lindo TPK (Total Party Kill). Se você usar esse encontro em uma de suas sessões, não deixe de comentar aqui como foi o combate.

Local: Um passagem entre as montanhas de uma região gélida.

Monstros: Trolls do Gelo (Glaciol) e um dragão branco jovem. Para grupos inexperientes ou com poucos jogadores e recursos, recomendo substituir o dragão branco jovem por um dragão branco filhote, aqui com sua ficha criada a partir da matéria descrita na revista DragonSlayer #7. Já os Glaciol foram criados como Monstros mesmo, vistos no Manual 4D&T. Claro que, uma pitada de house rule!

Táticas e Complicações: Essa é a ideia simples de um encontro que pode evoluir e se tornar um verdadeiro desafio para grupos que não disponham de uma estratégia sólida para lidar com inimigos com capacidade de se regenerar e voar. O encontro pode começar com 2 trolls para cada personagem jogador. Os trolls esperam surpreender os personagens jogadores e paralisar o maior número de personagens, que em seguida serão atingidos em cheio pela baforada do dragão branco. A baforada vai acertar indiscriminadamente os trolls e os PJ's. Os trolls devido sua habilidade de absorção glacial, são curados pela baforada, o mesmo não pode ser dito dos personagens dos jogadores.

O dragão evitará ao máximo descer e se envolver no combate corporal, exceto contra adversários indefesos ou paralisados, utilizando sua baforada sempre que perceber uma oportunidade de atingir oponentes paralisados pelo machado dos trolls e também para curá-los quando a batalha estiver indo contra seus lacaios. O dragão vai guardar sua habilidade Martírio do Gelo (veja abaixo) para usar contra o adversário mais forte ou contra qualquer adversário que demonstre ter habilidades que possam causar dano a distância. Uma vez que o adversário tenha falhado em seu teste de Resistência e fique paralisado o dragão vai concentrar nele o seus ataques ou ordenará que alguns trolls o eliminem rapidamente.

Fichas dos Inimigos

















Glaciol
Monstro 2, NM Ningen
2 DVs + 6 (24 PVs)
CA 15 (+1 Des, +2 Armadura, +2 DVs)
Ataques/Armas
- Pancada +5 (1D+1 contusão/gelo)
- Machado de Gelo +7 (1D+7 corte/frio)
Habilidades: For 16, Des 12, Cons 16, Int 08, Sab 14, Car 10
Resistências: Fort +6, Refl +1, Vont +2
BBA +2
Perícias: nenhuma
Talentos
- Arena: geleiras
- Subtipo Elemental: Gelo
- Usar Arma Exótica (Machado de Gelo)
- Usar Armadura Leve
Defeitos
- Iletrado
- Modelo Especial
- Monstruoso
- Vulnerabilidade (Calor/Fogo)
Poder Único
- Invisibilidade no Gelo (Quando em um ambiente gélido, o Glaciol é considerado sob os efeitos da magia Invisibilidade a todo momento, mesmo que realize ataques e ações bruscas, recebendo +10 em testes de Furtividade e Esconder-se.)
Equipamentos
- Machado de Gelo Eterno
[arma Exótica (Pesada), Média, corpo a corpo, dano 1D+2 corte; bonus mágico +2 e Paralisia]
Qualquer um que receba um golpe deste machado, além do dano, deve fazer um teste de Fortitude CD14, falha resulta em Paralisia total por 1 rodada.



Dragão Branco Jovem (2), NM Ningen
8 DVs + 6 (106 PVs)
CA 20 (+5 Natural, +4 Idade, +1 Des)
Ataques/Armas
- 2 Garras +12/+12 (1D+2 corte)
- 1 Mordida +14 (2D+2 perfuração)
Habilidades: For 15, Des 13, Cons 17, Int 09, Sab 12, Car 12
Resistências: Fort +13, Refl +9, Vont +11
BBA +12
Perícias: +4 todas
Talentos
- Subtipo Elemental: Gelo
- Sopro (gelo/frio, dano 4D)
- Sentidos Especiais (Visão na Penumbra e Audição Aguçada)
- Técnica de Combate: Golpes (Martírio de Gelo)
- Asas de Dragão
- Presença Aterradora (CD 13)
- Forma Humanoide
Defeitos
- Monstruoso
- Modelo Especial
- Código de Honra dos Dragões
- Código de Honra da Derrota
Golpes
- Martírio de Gelo
Trata-se da utilização do Sopro do Dragão juntamente a um punhado de efeitos especiais. Nesse caso, os efeitos são: ignorar Armadura (natural, equipamento e mágico) na CA do alvo, deixar o alvo Paralisado se atingido (1D-2 rodadas) e +3 nas jogadas de ataque. Diferente do Sopro, que é um ataque em área e os alvos testam Reflexos para desviar, o Martírio de Gelo é uma baforada concentrada em um único alvo, o dragão ataca com ataque de toque a distancia, se atingir o alvo, causa do o dano normalmente, adicionando os efeitos no ataque e no dano. O Dragão possui 4 Pontos de Energia, e este ataque lhe consome 3PEs, assim, só pode ser usado uma vez por dia.

Observação: Para compreender melhor o funcionamento do Talento Subtipo Elemental, vide nosso outro artigo.