26.4.21

Brigada Ligeira Estelar para 4D&T

      Saudações, Defensores!

Com um logo lindão desse, já dá vontade de jogar!

      Eu comecei essa parada no meio do ano passado, se não engano, mas com idas e vindas acerca da minha vida profissional e a pandemia, isso foi deixado de lado. O engraçado é a que inspiração voltou de forma inesperada... Vi posts do Lancaster no Twitter falando do novo jogo, sobre o cenário, e também uma mesa com o pessoal da TD - de BLE Alpha -, aí pensei, "pow... o cenário é bacana, o próprio criador me deu a deixa para fazer essa adaptação... eu que tô vacilando"! Aí fiz uma revisão, adaptei o que faltava e aqui está o resultado final!

O mecha padrão de um oficial da BLE. Fala se não dá coceira pra fazer a ficha disso?

      Clique aqui para baixar o arquivo! Nessa pasta você encontra outras adaptações e material Homebrew para 4D&T criados por nós do Novva Tokyo!

      Com esse material você vai ter tudo que precisa pra jogar uma campanha de Brigada Ligeira Estelar com 4D&T, ou minimamente, jogar uma campanha de Space Opera, se você não tiver os livros que falam das ambientações de BLE. Pois essa adaptação não descreve cenários, apenas faz uma conversão de regras. E é isso que uma 'adaptação' se predispõe a fazer, a final.

A capa do primeiro livro de BLE. Suplemento/cenário para 3D&T Alpha.

      Espero que curtam, usem, e que continuem defendendo Novva Tokyo! E agora o Sabre!

PS: todas as imagens aqui são de direito de seu criador e editora. Jambô e Alexandre Lancaster.

16.4.21

Kiga Haruzen - +1 Defensor p/ 4D&T

      Saudações, Defensores da Resistência!
      Vendo as postagens com dúvidas aqui no grupo, tive a ideia de criar um Defensor "modificado", mostrando como costumo trazer materiais de outros jogos para o 4D&T.

      Valores obtidos: 10, 13, 14, 15, 18, 14
      Materiais utilizados: Manual 4D&T, Manual da Magia 4D&T, Primeira Aventura - Guia do Jogador e Revista DragonSlayer #04.

Apesar de ter usado a Raça Sulfure, de Tormenta D20, este Defensor poderia ser apenas um Youkai ou um Oni. Arte de: TERU (Artstation)

Kiga Hakuzen
      Nascido em uma ilha ao extremo leste do arquipélago japonês, Hakuzen é filho do clã ninja Kiga. Certa vez, uma Oni veio ao Mundo Mortal e se relacionou com um humano, dando a luz a este Sulfure. Que é uma criatura "espiritual", mas nativa do Mundo Mortal.

      Cresceu como um verdadeiro ninja, e apesar das represálias dos samurai e da nobreza, o Imperador aceitou Hakuzen como um cidadão nativo do Japão. Com suas habilidades, conseguiu cargo na Casa Imperial, em Tóquio, trabalhando como investigador e contra-assassino dos samurai do Imperador.

      Sempre em busca de entender seu papel neste mundo, em situações tensas, os pensamentos negativos de Hakuzen se materializam na forma de um minusculo Oni que o atormenta.

Sulfure Especialista 2, CB Ningen
2DVs (16 PVs; 7 PAs)
CA 18 (+5 Des, +2 Armadura, +1 Tamanho)
Ataques/Dano
- Artes Marciais +4 (dano 1D esmagamento)
- Ninja-to +4 (dano 1D+2 corte)
- Kunais +7 (dano 1D perfuração)
- Crânio Flamejante +7 (dano 1D+5 fogo)
Habilidades: F14, D20, C15, I15, S14, C08
Resistências: Fort +2, Refl +8, Vont +5
BBA +1
Perícias: Crime e Sobrevivência.
Traços Raciais
- Tipo Extraplanar Nativo.*
- +2 Des e Int, -2 Car.
- Tamanho Pequeno (+1 ataque e CA, +4 Esconder-se e Armas Menores*)
- Desloc 6m
- Visão no Escuro 18m
- +2 Blefar e Esconder-se
- +5 Disfarces
- Escuridão 1x/dia
- Resistência a Fogo, Frio e Eletricidade 5
- Idiomas Comum e Infernal
- Ajuste de Nível +1*
Talentos
- Sensei
- Ataque Furtivo
- Bola de Energia
- Técnica Secreta (Curar Ferimentos Leves)
Defeitos
- Código de Honra do Ninja
- Assombrado

Arte oficial de um Sulfure de Tormeta (a esq). Em aparência, igual a um Oni ou um Youkai.

*Extraplanar Nativo: é considerado um Youkai para satisfazer pré-requisitos, mas é imune a efeitos específicos a pessoas e humanoide, e banimento.

*Ajuste de Nível +1: o Sulfure é uma raça poderosa por natureza, por isso é considerada 1 nível superior para propósitos de adquirir níveis. Aqui temos duas opções: inicialmente o Sulfure precisa de 4 a 6 aventuras para subir de nível, ao invés de 2 ou 3 como normalmente; ou, ele adquire níveis normalmente, mas não pode chegar ao nível 10, parando no 9.

*Armas Menores: uma criatura Pequena não pode usar armas Enormes, mesmo com o Talento específico, e considera armas Grandes como Arma Exótica, precisando do Talento para usá-la.

Considerações
Nenhum grupo de Perícia possui a Perícia Esconder-se, apesar de ser descrita no capítulo de Perícias e ser necessário para obter o Talento Fuga. Por isso, consideraremos que se um Grupo de Perícia possui Furtividade, também possui Esconder-se.

Estratégias
      Hakuzen possui um bônus final de +15 em Esconder-se (+2 Nível, +5 Destreza, +2 Sinergia, +4 Tamanho, +2 Sulfure), o que significa que dificilmente será descoberto se decidir esgueirar-se para conseguir um objetivo.
      Se enquanto escondido atacar um alvo, o considera Surpreendido (perdendo bônus de Destreza na CA), e se estiver a até 9m do alvo nessas condições, pode desferir um Ataque Furtivo! A melhor arma para essa manobra é o ataque com a Kunai, de +7; então, Kunai + Ataque Furtivo causará 3D pontos de dano de perfuração. Opcionalmente, pode usar um dos efeitos do Talento Sensei para obter +10 numa jogada de ataque, totalizando +17! Dificilmente errando um ataque.
      Hakuzen também pode usar a mesma manobra com seu Crânio Flamejante, gastando sua Ação de Rodada Completa (se esconde numa Rodada e ataca na outra). Ele também ataca com +7, mas Bola de Energia + Ataque Furtivo causa 3D+5 pontos de dano de fogo! Opcionalmente, pode usar um dos efeitos de Sensei para um total +17 de ataque, e também gastar 1PA para aumentar o dano da Bola de Energia, para um total de 5D+5 pontos de dano de fogo.

      Apesar de versado em Artes Marciais e com uma boa defesa, Hakuzen prefere não atacar corpo a corpo, pois os ninja priorizam a eficiência do "não receber dano". Mas, caso esteja ferido e precise se recuperar, utiliza sua Técnica Secreta, o "Flamas Transcendentes", que lhe cura 1D + Nível Pontos de Vida.

Próximo Nível
      Seria interessante, no próximo nível, Hakuzen adquirir o Talento Distração do Morcego (Revista DragonSlayer #2). Que concede um bônus de +2 em Blefar e muda a Habilidade da Perícia Blefar para Destreza. Mesmo não possuindo a Perícia Blefar, com este Talento, Hakuzen teria um bônus final de +9 em Blefar (+5 Destreza, +2 Sulfure e +2 Distração do Morcego). O que lhe permite enganar um alvo que esteja a sua frente - caso este role um Sentir Motivação mais alto que o Blefar do ninja de Kiga -, considerando-o Surpreendido contra seu próximo ataque, podendo desferir um Ataque Furtivo.

12.4.21

MANUAL DA CRIAÇÃO DE GRUNTS

       Saudações, Defensores!

      No cronograma de postagens, o Manual da Criação de Grunts estava para hoje, porém, não tinha preparado nenhum texto de apresentação pra ele, então, as apalavras a seguir serão genuinamente repentinas, explicando um pouco sobre a ideia da criação deste manual e por que senti a necessidade de fazê-lo.

O primeiro Grunt a gente nunca esquece!


      No Manual 4D&T, temos apenas duas fichas para Grunts, sendo o Grunt um monstro genérico, de poder baixo e inteligência igual, essas duas fichas supriam as necessidades básicas do jogo. Porém, nas mídias usadas como fonte de inspiração para os Defensores de Tóquio, vemos que em certos momentos, os soldados de apoio do Vilão ganhavam um upgrade. Ou então, um General possuía um punhado desses Grunts, mas completamente melhorados com seus recursos.

Dizem que quanto mais feios, mais fortes!


      Senti falta dessa atmosfera no Manual 4D&T e no Manual da Magia 4D&T, um modo de criar Grunts mais fortes, mas que não sejam tanto quanto os Generais, o Vilão Final ou os próprios Monstros, que em teoria, um Grunt é um Monstro mais fraco. Daí então, resolvi criar esse Manual, pensando em métodos de criar novos Grunts, uma releitura da construção de sua ficha e Poderes Únicos únicos para os Grunts.

Em alguns cenários basta trocar a cor ou o uniforme dos Grunts para saber qual é mais forte!

      O Manual da Criação de Grunts possui 10 páginas, com diversas fichas de Grunts e inimigos valores para os Defensores. Além de regras alternativas para a criação de Grunts e Monstros. Você pode acessar o Manual clicando aqui, que é a pasta de Homebrews criadas pela Novva Tokyo para o 4D&T.

      Espero que curtam! E continuem defendendo Novva Tokyo! Henshin!